Relações exteriores

Plenário aprova acordos com Camarões e República Tcheca

05/02/2015 - 12:43  

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou na sessão desta quinta-feira (5) dois acordos internacionais: o Projeto de Decreto Legislativo (PDC) 824/13, que aprova acordo sobre cooperação em turismo do Brasil com a República de Camarões; e o PDC 836/13, que prevê cooperação na área de Defesa com a República Tcheca, especialmente em planejamento, pesquisa e desenvolvimento e apoio logístico.

Esse tipo de proposta geralmente é votado nas sessões de quinta-feira pela manhã, mas o presidente da Câmara, deputado Eduardo Cunha, disse que vai mudar essa lógica. Ele colocará em análise nos principais dias de votação (terças e quartas) os acordos que não puderem ser votados às quintas, dia em que há presença menor de deputados nas sessões.

Dois outros projetos que tratam do Mercosul foram retirados de pauta por oposição principalmente do DEM: o PDC 1291/13, que aprova a criação do Fundo de Promoção de Turismo, e o PDC 1292/13, que estabelece a estrutura do Instituto de Política de Direitos Humanos (IPPDH). “Não seria essa a hora de aumentar os gastos num momento de esforço fiscal”, disse o líder do DEM, Mendonça Filho (PE).

A partir deste ponto, outros projetos sofreram oposição, uma votação nominal foi requerida e a sessão foi encerrada por falta de quórum.

Reportagem – Marcello Larcher
Edição – Marcos Rossi

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.