Relações exteriores

Câmara receberá visita do rei do povo Yorubá da Nigéria

25/11/2014 - 22:41  

Nesta quarta-feira (26), estará em visita à Câmara dos Deputados o rei Oba Al Maroof Adekunle Magbagbeola, de Ifon, região da Nigéria. Ele será recebido por deputados às 15 horas, no Salão Nobre, onde fará pronunciamento.

No Brasil desde o dia 15, Al Maroof representa o povo Yorubá, um dos maiores da Nigéria – hoje um país republicano, com presidente.

A visita ao País tem como principal objetivo a reaproximação do povo tradicional de matriz africana, em especial o Yorubá, de suas origens nigerianas, cujas ligações foram cortadas durante a diáspora ocasionada pela escravidão.

Visita ao Brasil
O rei esteve na semana passada a Igreja Nossa Senhora do Rosário e São Benedito dos Homens Pretos, no centro do Rio de Janeiro. Durante a visita, Al Maroof voltou a afirmar que o racismo “não é bom” para o mundo, e cobrou o fim de toda e qualquer forma de apartheid (discriminação). “Queremos a edificação dos direitos das pessoas e liberdade para o povo negro. Cobramos que os governos atuem nessa direção. Tudo o que precisamos é equidade”, declarou.

O rei de Ifon conheceu também no Rio o Cais do Valongo - principal porto de desembarque de africanos escravizados nas Américas – e oCemitério dos Pretos Novos, onde foram encontrados restos mortais de jovens escravizados, que morriam antes de serem vendidos.

A ideia de trazer Al Maroof ao Brasil partiu de entidades ligadas a grupos religiosos, com o objetivo de apresentar ao rei tradições de origem africana mantidas no Brasil. Segundo a tradição dos povos de matrizes africanas, Al-Maroof é descendente direto de Oxalá, orixá associado à criação do mundo. No Brasil, o povo de tradição se autodeclara descendente de Yorubá, portanto, do Reino de Ifon, mas apartado de suas origens por causa da escravidão. Agora, a ideia é restabelecer as relações - inclusive políticas - com a Nigéria.

“Ele é descendente de yourubano de Oxálufan, que é uma qualidade de Oxalá - o mais velho, o mais antigo”, explicou a mãe de santo Celina de Xangô. “Ele é o representante da nossa divindade maior. Para nós, Oxalá é Deus. Representa a paz, a harmonia e a tranquilidade”, completou.

Autoridades republicanas e reis locais
Professora do Laboratório de Estudos Africanos, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Mônica Lima e Souza esclareceu que a política na Nigéria é marcada pela convivência entre as autoridades republicanas e os reis locais. “A autoridade institucional também governa por meio desses reis, que têm legitimidade política e espiritual nas comunidades, nos reinos”, acrescentou.

Para Mônica, a visita do rei Yorubá dá visibilidade aos locais que contam a história da população descendente da África no Brasil. “Há necessidade de conhecermos, e nos reconhecermos, nessa herança africana, em todos os sentidos - ter orgulho, assim como temos [orgulho] da herança ibérica. É como se tivéssemos herdado uma riqueza, da qual estamos agora nos apropriando”, enfatizou.

Da Redação - RCA
Com informações da Agência Brasil

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.