Política e Administração Pública

Brasileiros voltam às urnas no domingo para escolher próximo presidente da República

26/10/2018 - 15:27  

Neste domingo (28), os brasileiros voltam às urnas para o segundo turno das eleições. Em todos os municípios, o cidadão poderá optar entre os dois candidatos que disputam a Presidência da República: Fernando Haddad, do PT; ou Jair Bolsonaro, do PSL. Em 13 estados e no Distrito Federal, haverá também segundo turno para os governos locais.

Paulo Pinto/ Fotos Públicas
Justiça Eleitoral - Eleições 2016 - votação em urna eletrônica em São Paulo
No 2º turno, será considerado eleito o candidato que conquistar a maioria dos votos válidos (descontados os brancos e nulos)

Os eleitores que não votaram no primeiro turno poderão votar no segundo, desde que não tenham pendência com a Justiça Eleitoral ou não tenham tido o seu título cancelado por não terem se recadastrado para a biometria.

No Brasil, o voto é facultativo para quem tem menos de 18 anos ou mais de 70 anos. Quem está fora dessa faixa etária e não puder votar no domingo tem até 60 dias para se justificar junto à Justiça Eleitoral, ou seja, até o dia 27 de dezembro. Quem não compareceu ao primeiro turno tem até o dia 6 de dezembro para apresentar a sua justificação.

Quem deixa de justificar a ausência no dia da votação tem de pagar uma multa e pode sofrer diferentes restrições, como: não receber salário, no caso de servidor público; não poder tirar passaporte, participar de concurso público ou renovar matrícula em instituições públicas de ensino.

Cobertura
A partir das 13h (horário de Brasília) deste domingo, a Rádio Câmara, em parceria com emissoras de todo o País, transmitirá boletins com informações sobre o andamento da eleição. E, a partir das 17h, no horário de Brasília, os âncoras da rádio analisarão os resultados das urnas e responderão a perguntas dos ouvintes, ao vivo, com a participação do cientista político Adrian Albala.

A partir das 18h, a Agência Câmara e a TV Câmara também farão a cobertura do segundo turno das eleições.

Reportagem – Ana Raquel Macedo
Edição – Marcelo Oliveira

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.