Política e Administração Pública

Comissão de Orçamento faz nova tentativa de eleger presidente nesta tarde

02/05/2017 - 08:25  

A Comissão Mista de Orçamento (CMO) se reúne hoje, em uma nova tentativa de eleger o presidente do colegiado. Os encontros da última semana de abril foram cancelados.

O líder do governo no Congresso, deputado Andre Moura (PSC-SE), disse no último dia 26 que a comissão poderá eleger para a presidência um senador de fora do PMDB caso o partido, que é dono da vaga neste ano, não indique os parlamentares que vão participar do colegiado.

O PMDB tem direito a seis vagas (três titulares e três suplentes). Pelas regras de rodízio entre as duas casas do Congresso, a presidência da CMO cabe à agremiação, que é a maior do Senado (22 senadores). No ano passado, a presidência ficou com a Câmara dos Deputados.

A indicação dos peemedebistas depende do líder da legenda, senador Renan Calheiros (AL), que chegou a indicar os nomes, mas retirou-os após desentendimento com o governo relacionado à escolha dos relatores do projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO – PLN 1/17) e da proposta orçamentária anual (LOA).

Andre Moura destacou que a situação está criando constrangimento entre parlamentares, mas disse esperar que o assunto seja resolvido na primeira semana de maio. “Espero que o bom senso possa prevalecer”, ressaltou.

Os demais membros do colegiado já foram indicados. A comissão, que é composta por 42 titulares (31 deputados e 11 senadores) e igual número de suplentes, foi instalada no dia 28 de março.

A reunião será realizada no plenário 4, às 14h30.

Da Redação – MO

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PLN 1/2017

Íntegra da proposta