Política e Administração Pública

Plenário mantém prevalência de acordo coletivo sobre a legislação trabalhista

27/04/2017 - 00:32  

Assista ao vivo

O Plenário da Câmara dos Deputados rejeitou, por 274 votos a 160, o destaque do Psol ao projeto de lei da reforma trabalhista (PL 6787/16, do Poder Executivo) e manteve no texto o artigo sobre a prevalência do acordo coletivo sobre a legislação.

Segundo o substitutivo aprovado, o acordo e a convenção prevalecerão sobre a lei em 15 pontos diferentes, como jornada de trabalho, banco de horas anual, intervalo de alimentação mínimo de meia hora, teletrabalho, regime de sobreaviso e trabalho intermitente. Poderão ser negociados ainda o enquadramento do grau de insalubridade e a prorrogação de jornada em ambientes insalubres, sem licença prévia do Ministério do Trabalho.

De autoria do deputado Rogério Marinho (PSDB-RN), o substitutivo altera a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) para prever que o acordo coletivo prevalecerá sobre a lei, e o sindicato não mais precisará auxiliar o trabalhador na rescisão trabalhista. A contribuição sindical obrigatória é extinta.

Está em debate, no momento, destaque do PT que pretende retirar dispositivo que proíbe a permanência das regras do acordo coletivo anterior até a negociação de um novo acordo, mesmo que ele não esteja mais vigente.

Mais informações a seguir

Assista também pelo canal da Câmara dos Deputados no Youtube

Reportagem – Eduardo Piovesan
Edição – Pierre Triboli

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 6787/2016

Íntegra da proposta