Política e Administração Pública

Plenário homenageia os 90 anos da Associação Brasileira de Enfermagem

27/10/2016 - 18:40  

Lucio Bernardo Jr. / Câmara dos Deputados
Sessão Solene em Homenagem aos Noventa Anos da Associação Brasileira de Enfermagem
Deputados ressaltaram importância dos enfermeiros para a saúde pública 

A Câmara dos Deputados realizou sessão solene, nesta quinta-feira (27), em homenagem aos 90 anos da Associação Brasileira de Enfermagem, criada em 1928, no Rio de Janeiro, pelas primeiras profissionais formadas pela Escola de Enfermeiras do Departamento Nacional de Saúde Pública.

Autora do requerimento para realização da sessão, a deputada Carmen Zanotto (PPS-SC) afirmou que os enfermeiros estão entre os responsáveis pelo avanço do Sistema Único de Saúde (SUS).

“Junto com os demais profissionais da área, essa categoria que atende na rede básica de saúde acolhe famílias desesperadas na porta de uma emergência de um hospital”, disse a parlamentar.

A deputada Érika Kokay (PT-DF) ressaltou que, para melhorar as condições de trabalho e qualidade de vida dos enfermeiros, é preciso lutar por uma jornada de trabalho de 30 horas semanais.

Secretário de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde, do Ministério da Saúde, Rogério Abdalla, lembrou que a categoria é a segunda maior força de trabalho empregada na área de assistência no Brasil. “Esses profissionais ajudam a melhorar a qualidade de atendimento aos usuários e pacientes do SUS", afirmou.

Reportagem - Clara Sasse
Edição - Rosalva Nunes

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.