Política e Administração Pública

Plenário mantém projeto sobre pré-sal na pauta; oposição é contra

24/10/2016 - 20:40  

Assista ao vivo

O Plenário da Câmara dos Deputados rejeitou, por 246 votos a 15, o requerimento de retirada de pauta do Projeto de Lei 4567/16, do Senado, que desobriga a Petrobras de ser operadora exclusiva da exploração do pré-sal com participação de 30%.

Os deputados precisam votar os destaques apresentados à matéria para concluir a votação na Câmara.

A oposição obstrui os trabalhos por ser contra a retirada da Petrobras dos blocos de exploração do pré-sal. PT, PDT, Rede, PCdoB e Psol querem impedir a votação.

Líder do PSol, o deputado Ivan Valente (SP) acusou o governo Temer de entreguismo. Ele lembrou que o autor da proposta é o atual ministro das Relações Exteriores, José Serra. “O Brasil é expert em tirar recursos de águas submarinas. Isso é o desmonte do Estado brasileiro, a proposta é entreguista”, condenou.

Já o deputado Darcísio Perondi (PMDB-RS), vice-líder do governo, disse que a proposta é necessária para permitir a exploração do pré-sal, já que a Petrobras não tem condições de investir em novos empreendimentos. “A Petrobras não tem dinheiro para explorar o pré-sal. Essa proposta dá liberdade de a empresa pegar um associado, a Petrobras não está proibida de explorar o pré-sal”, disse.

Mais informações a seguir

Acompanhe a sessão também pelo canal oficial da Câmara dos Deputados no YouTube

Reportagem – Eduardo Piovesan e Carol Siqueira
Edição – Pierre Triboli

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 4567/2016

Íntegra da proposta