Política e Administração Pública

Com discurso de independência, Júlio Delgado se reúne com bancada do PSB

31/01/2015 - 12:16  

Líder do PSB e candidato à presidência da Câmara, o deputado Júlio Delgado (PSB-MG), reuniu-se na manhã deste sábado com a sua bancada, composta por 34 deputados, e também com lideranças do PSB.

Delgado reafirmou sua posição de candidato independente. "Tivemos uma renovação muito grande aqui no Congresso, que reflete o sentimento das ruas de busca de uma nova postura do Parlamento. Se não mudarmos agora, os próximos a serem mudados seremos nós", disse ele.

O deputado garante que, se chegar ao segundo turno, tem chances de se eleger, e está fazendo reuniões constantes para garantir o apoio de mais deputados. "Se isso não acontecer [chegar ao segundo turno], não teremos o peso nos ombros de não termos tentado".

Ele ganhou o reforço extra de grandes nomes do partido: o ex-deputado Beto Albuquerque (SP), que foi candidato a vice na chapa de Marina Silva; e o ex-governador Renato Casagrande (ES), que agora é secretário-geral do PSB.

Casagrande explicou que, até a eleição de amanhã, o trabalho é de corpo a corpo, para convencer os deputados a mudar de lado. "É trabalho de convencimento. Os apoiadores e o partido, naquilo que couber, vão entrar em contato com os deputados em conversas um a um, bancada a bancada, para apresentar as propostas", explicou.

Júlio Delgado ainda deve se reunir com PSDB e PPS, que fazem parte do seu bloco de apoio, e com a bancada feminina no decorrer deste sábado.

Candidatos e eleição

Até agora, quatro deputados estão na disputa: Arlindo Chinaglia (PT-SP); Chico Alencar (Psol-RJ); Eduardo Cunha (PMDB-RJ); e Júlio Delgado (PSB-MG). Para ser eleito em primeiro turno, o candidato precisa ter maioria absoluta dos votos. Se os 513 votarem, serão necessários 257 votos para garantir a eleição na primeira disputa. Se isso não ocorrer, haverá segundo turno entre os dois mais votados, e o que receber o maior número de votos será eleito.

Além do presidente, serão eleitos amanhã dois vice-presidentes, quatro secretários e quatro suplentes, que compõem a Mesa Diretora. Os nomes dos candidatos a esses cargos, no entanto, serão definidos apenas neste domingo, já que os cargos são designados aos partidos de acordo com o tamanho da bancada.

Candidatos apresentam suas propostas; veja as entrevistas

Reportagem - Carol Siqueira
Edição - Patricia Roedel

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.