Política e Administração Pública

Líderes de partidos da base acreditam em eleição de Chinaglia para presidência da Câmara

29/01/2015 - 20:17  

Líderes de partidos da base governista se reuniram nesta quinta-feira (29) para decidir o apoio à candidatura do deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP) à presidência da Câmara dos Deputados. Pros e PT já declararam seu apoio à candidatura de Arlindo Chinaglia.

A três dias das eleições, o líder do Pros, deputado Givaldo Carimbão (AL), acredita que Chinaglia tem sim chances de se tornar novamente presidente da Casa. "Eu arrisco, na minha avaliação, Arlindo hoje deve ter declarado 180 a 190 votos, independentemente de partido. Uma coisa é partido, outra coisa são votos."

O líder do governo na Câmara, deputado Henrique Fontana (PT-RS), também participou da reunião e acredita que a liberdade de voto de cada deputado deve e vai ser respeitada. O deputado explicou a função dos líderes no processo de eleição. "Eles estão construindo um processo interno nos seus partidos, o que é normal. Estão participando das reuniões e estão nos dando sinais de que há esse crescimento da compreensão de que a candidatura Arlindo é a melhor candidatura para o parlamento nesse momento."

Segundo turno
Henrique Fontana disse ainda que está sendo feito um trabalho de sondagem com os deputados no caso de haver segundo turno. "Nós, quando conversamos com deputados que estão engajados na candidatura do deputado Júlio Delgado, reafirmamos o respeito a ela e perguntamos se, na hipótese de ele não estar no segundo turno, se eles viriam conosco e apresentamos as nossas propostas para o Parlamento. "

A reunião desta quinta-feira contou com a presença dos representantes do Pros, do PCdoB, do PT, do PSD, do PDT, do PRB e do PR. Nesta sexta-feira os líderes devem se reunir novamente.

Reportagem - Karla Alessandra
Edição – Regina Céli Assumpção

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.