Política e Administração Pública

Perfil: Júlio Delgado teve atuação marcante no Conselho de Ética

27/01/2015 - 13:45  

Lucio Bernardo Jr./Câmara dos Deputados
Dep. Julio Delgado (PSB-MG) discursa durante o lançamento de sua candidatura à presidência da Câmara dos Deputados
Júlio Delgado (D) prometeu lutar pela independência do Poder Legislativo em relação aos demais.

A candidatura do deputado Júlio Delgado (PSB-MG) à Presidência da Câmara, lançada no dia 17 dezembro, recebeu o apoio do PSDB, do PV e do PPS, além do próprio PSB. Mineiro de Juiz de Fora, o parlamentar teve atuação marcante no Conselho de Ética em episódios envolvendo denúncias de corrupção.

Delgado presidiu o Conselho de Ética durante as investigações contra José Dirceu, em 2005. Favorável à cassação dos direitos políticos do ex-presidente do PT, o voto de Delgado influenciou o desfecho do caso mensalão.

No Conselho de Ética, Delgado também foi relator do processo contra o ex-petista André Vargas, em 2014, e apresentou parecer recomendando sua cassação, depois confirmada pelo Plenário da Câmara.

Entre as prioridades de sua gestão, Júlio Delgado apontou que "trabalhará para que o Parlamento seja respeitado e visto em pé de igualdade em relação aos demais poderes". Ele defendeu a independência do Legislativo, já que "só assim a Casa terá o respeito da sociedade".

"O que é importante, neste momento, é dar essa independência e estatura, que deve ser levada ao Poder Legislativo, em um reencontro com a sociedade. Essa questão é muito forte: termos essa independência verdadeira", ressaltou o candidato.

Aliança natural
Para o líder do PSDB na Câmara, deputado Antonio Imbassahy (BA), a candidatura de Júlio Delgado representa uma aliança "natural e previsível dos partidos que lutam em defesa da Constituição e dos valores democráticos".

Imbassahy acrescenta elogios à vida pública de Delgado. “Um homem honrado, probo, decente, capacitado. Tenho certeza de que, no exercício da presidência da Câmara, vai contribuir bastante para fortalecer as instituições democráticas deste País".

Biografia
Formado em direito pela Universidade Federal de Juiz de Fora, Júlio Delgado conquistou pela primeira vez a vaga de deputado federal aos 36 anos, nas eleições de 2002, época em que era filiado ao Partido Popular Socialista (PPS).

O mineiro inicia neste ano seu quarto mandato consecutivo na Câmara dos Deputados, o terceiro pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB), do qual é líder.

Em seu último mandato, o deputado participou das comissões de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ); de Defesa do Consumidor; de Turismo e de Educação.

Atuou ainda na comissão especial que aprovou a perda automática de mandato de parlamentares condenados por improbidade administrativa (PEC 313/13) e no grupo de trabalho destinado a estudar a reforma política.

Propostas:
- Trazer maior transparência na definição da pauta de votações da Câmara
- Fazer com que as matérias já em tramitação na Câmara sejam debatidas junto às medidas provisórias e decretos com teor semelhante, fortalecendo o Legislativo
- Votar as reformas política, trabalhista e previdenciária

Da Redação - DC

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.