Política e Administração Pública

Deputados homenageiam Henrique Eduardo Alves em despedida no Plenário

18/12/2014 - 21:38   •   Atualizado em 18/12/2014 - 22:46

J.Batista/Câmara dos Deputados
Votação do projeto de lei 7717/14, que cria a gratificação por exercício cumulativo de jurisdição e de função administrativa aos membros da Justiça Federal. Presidente Henrique Eduardo Alves é cumprimentado pelo dep. Domingos Sávio (PSDB-MG)
Emocionado, Alves agradeceu as homenagens. Ele deixa a Câmara após 11 mandatos consecutivos.

O presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), foi homenageado na noite de quarta-feira (17) por parlamentares de vários partidos. Em pronunciamentos no Plenário, diversos deputados ressaltaram a capacidade de diálogo de Alves, seu compromisso com a autonomia do Legislativo e o respeito à atividade parlamentar. Ele deixará a Câmara depois de 44 anos (11 mandatos consecutivos), ao fim da atual legislatura.

A coordenadora da bancada feminina da Câmara, deputada Jô Moraes (PCdoB-MG), disse que Alves contribuiu para o avanço das propostas de interesse das mulheres. “Ao assumir a Presidência desta Casa, Henrique Eduardo Alves propôs e aprovou a Secretaria da Mulher na Câmara, para construir a Coordenadoria da Bancada Feminina e a Procuradoria da Mulher”, afirmou.

A deputada Rosinha da Adefal (PTdoB-AL) agradeceu Alves pela reforma do Plenário, que ficou completamente acessível aos cadeirantes. Já o coordenador da Frente Parlamentar da Agropecuária, deputado Luis Carlos Heinze (PP-RS), destacou a atuação de Alves, na época em que foi líder do PMDB, em defesa do novo Código Florestal.

Conduta
A conduta de Alves como presidente da Câmara foi elogiada pela deputada Luciana Santos (PCdoB-PE). Segundo a parlamentar, Alves debateu “problemas e questões estratégicas, com firmeza na tomada de posição como presidente da Casa, garantindo a sua autonomia e independência”.

O deputado Felipe Maia (DEM-RN) ressaltou o respeito de Alves pelas normas da Câmara. “Em nome do Democratas, quero dizer que eu só tenho elogios a fazer a sua atuação como líder do PMDB, como presidente desta Casa, sempre representando, sempre respeitando o Regimento, sempre respeitando não só a maioria, mas também a minoria”, afirmou.

Também homenagearam Alves, em discursos no Plenário, os deputados Nilson Leitão (PSDB-MT), Vicentinho (PT-SP), Sandra Rosado (PSB-RN), Júnior Coimbra (PMDB-TO), Andre Moura (PSC-SE), Akira Otsubo (PMDB-MS), Benedita da Silva (PT-RJ) e Alessandro Molon (PT-RJ).

Trajetória
Henrique Eduardo Alves foi eleito pela primeira vez em 1970, depois de seu pai, o ex-governador do Rio Grande do Norte Aluizio Alves, ter sido cassado pela ditadura militar. Ao longo de 44 anos no Parlamento, sempre no mesmo partido – o PMDB – ele participou da oposição ao regime militar, do movimento Diretas Já e da Assembleia Nacional Constituinte.

Entre 2007 e 2012, exerceu a liderança da bancada do PMDB na Câmara dos Deputados e, em 2013, foi eleito presidente da Casa.

Da Redação – PT

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.