Política e Administração Pública

Chinaglia diz que sua candidatura é independente do governo

18/12/2014 - 15:13  

Zeca Ribeiro - Câmara dos Deputados
Votação do Projeto de Decreto Legislativo (PDC) 1428/13, que suspende a resolução 479/12, da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Dep. Arlindo Chinaglia (PT-SP)
Chinaglia disse que nunca se valeu da sua condição de ex-líder do governo.

O 1º vice-presidente da Câmara, deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), disse nesta quinta-feira (18) na tribuna do Plenário que sua candidatura à Presidência da Câmara não tem o apoio do governo.

Chinaglia disse que nunca se valeu da sua condição de ex-líder do governo, por isso nenhum jornalista tem autoridade para dizer “que este ou aquele candidato é do governo ou é da oposição, ou aquele que é carne e peixe ao mesmo tempo”.

As reportagens que o citam como candidato apoiado pelo governo, segundo ele, “são uma tentativa de interferir no resultado da disputa da Presidência da Câmara dos Deputados”.

O deputado acrescentou que a vinculação de sua candidatura com o governo “é apenas uma avaliação, que é uma péssima conduta do jornalismo brasileiro; ao invés de noticiar, eles interpretam”. Ele afirmou ainda: “Qualquer um que venha a sentar naquela cadeira [do presidente] não tem esse direito, nem constitucional nem regimental [de ser governo ou oposição]. E, se alguém tentar, o Plenário vai segurar”.

Chinaglia lançou sua candidatura na quarta-feira (17) com o apoio do PCdoB, do Pros e do PDT, além do próprio PT. No mesmo dia, o deputado Júlio Delgado (PSB-MG) lançou sua candidatura com o apoio do PSDB, do PV e do PPS, além do próprio PSB. O primeiro a lançar sua candidatura foi o líder do PMDB, deputado Eduardo Cunha (RJ), com o apoio do Solidariedade, do PSC e do seu próprio partido.

Da Redação/WS

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.