Política e Administração Pública

CPMI da Petrobras faz hoje nova tentativa de votar relatório

18/12/2014 - 08:58  

A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) da Petrobras se reúne hoje, às 10 horas, no plenário 2 da ala Nilo Coelho, no Senado. Será feita nova tentativa de votar o relatório final, do deputado Marco Maia (PT-RS), que indicia 52 pessoas pelos crimes de participação em organização criminosa, lavagem de dinheiro e corrupção passiva. Desse total, 23 já são réus em processos na Justiça Federal do Paraná, derivados da Lava Jato.

A votação havia sido marcada para ontem, mas foi adiada após sucessivas suspensões da reunião ao longo do dia. Como esta é a última semana de trabalhos do Congresso antes do recesso parlamentar e do fim desta legislatura, dificilmente a comissão conseguirá aprovar algum relatório. Os trabalhos da CPMI terminam na próxima segunda-feira (22), último dia do ano legislativo.

No fim da noite de ontem, a comissão, com presença maciça de parlamentares da oposição, chegou a rejeitar, em votação simbólica, o relatório do deputado Marco Maia (PT-RS). Como o quórum mínimo de votação (17) não foi atingido, a votação não valeu.

Golpe
O deputado Onyx Lorenzoni (DEM-RS) considerou a suspensão da reunião um golpe do governo para não aprovar nenhum relatório. “Hoje e amanhã, em vários estados, é dia da diplomação de senadores e de deputados federais. O que vai acontecer? A dificuldade vai ser imensa para se obter o quórum”, disse.

O deputado Carlos Sampaio (PSDB-SP), que leu o relatório da oposição, disse que a análise irá para o Ministério Público, mesmo se o texto não for aprovado na comissão. “Pedi indiciamentos novos, com provas novas, robustas.” Ele falou que a falta de um relatório na CPMI só reforça a necessidade de uma nova comissão para investigar a Petrobras em 2015.

Da Redação - DC

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.