Política e Administração Pública

Para oposição, depoimento de diretora da ANP atrasa trabalho da CPMI da Petrobras

26/11/2014 - 16:00  

Parlamentares da oposição criticaram há pouco a realização da audiência com a diretora-geral da Agência Nacional do Petróleo (ANP), Magda Chambriard, que está prestando depoimento na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) da Petrobras sobre a segurança nas plataformas de petróleo.

“É a negação da investigação o depoimento da doutora Magda”, afirmou o deputado Onyx Lorenzoni (DEM-RS). Para o líder da Minoria no Congresso, deputado Ronaldo Caiado (DEM-GO), o depoimento da diretora foi uma manobra do governo para atrasar a investigação. “Em vez de entrar no foco da CPMI, estamos vendo esta manobra que o governo está praticando para tergiversar e levar a CPMI a uma posição quase que inconclusa.”

O deputado Afonso Florence (PT-BA), que atua como relator substituto enquanto o deputado Marco Maia (PT-RS) se recupera de um acidente de moto, defendeu a presença da diretora da ANP. “Há quatro eixos de investigação e um deles é sobre segurança de plataformas, e por isso a presença da diretora-geral da ANP é muito importante”, disse.

Magda Chambriard afirmou que a regulamentação de segurança operacional adotada pela agência é considerada avançada por países que participam do Fórum Internacional de Reguladores e atuam com esse tipo de fiscalização. “Estamos praticando o que de melhor existe no mundo. Atuamos sistematicamente, preventivamente e duramente.” De 2010 a 2014, segundo a diretora da ANP, foram paralisadas 25 instalações marinhas da Petrobras.

Magda também já depôs à CPI da Petrobras no Senado e disse que o índice de acidentes graves em plataformas de petróleo no Brasil está abaixo da média mundial. Para ela, o que existe em termos de gestão de segurança no Brasil é o que há de mais moderno no mundo.

A CPMI está reunida no plenário 2 da ala Nilo Coelho, no Senado.

Mais informações a seguir.

Reportagem – Tiago Miranda
Edição – Marcos Rossi

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.