Política e Administração Pública

Apuração veloz marca eleições no Brasil

Neste segundo tuno, no entanto, o horário de verão vai atrasar a divulgação do resultado.

24/10/2014 - 11:39  

A celeridade da Justiça Eleitoral na apuração dos resultados da eleição no 1º turno foi recorde. A divulgação dos candidatos à Presidência da República que iriam ao 2º turno foi feita às 19h56. Foi o resultado de eleição presidencial mais rápido já registrado na história do País. Menos de três horas após o encerramento da votação na maior parte dos estados, já haviam sido totalizados 91% dos votos válidos dos 115 milhões de brasileiros que compareceram às urnas.

Essa rapidez só é possível porque o processo eleitoral brasileiro é totalmente informatizado.

Desde 2002, os votos de todos os eleitores são registrados em urnas eletrônicas — neste ano, estão sendo usadas 434 mil delas. No 1º turno, houve votação manual em apenas oito localidades.

O primeiro pleito com voto eletrônico ocorreu em 1996. Todo o processo — da urna aos mais de 90 programas que compõem a rede — foi concebido e executado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que garante que o sistema é seguro. Qualquer tentativa de fraude seria identificada, o que torna o processo confiável, além de rápido, assegura o tribunal.

Horário de verão
Neste 2º turno, porém, o horário de verão deve retardar a divulgação dos resultados à Presidência. O TSE só começará a divulgar números da apuração depois que a votação for encerrada em todos os estados — o que, no Acre e em parte do Amazonas, ocorrerá às 20 horas, no horário de Brasília.

Os resultados para governador, no entanto, começarão a ser divulgados logo após o encerramento da votação em cada estado.

Da Redação – ND
Com informações da Agência Senado

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.