Política e Administração Pública

Deputados pernambucanos lamentam a morte de Eduardo Campos

02/09/2014 - 17:11  

O líder do PP, deputado Eduardo da Fonte (PE), destacou há pouco que aprendeu muito com Eduardo Campos, morto em acidente aéreo no dia 13 de agosto. O parlamentar conviveu com Campos no período em que ele governou Pernambuco.

“Ele me fez conhecer como são feitas as coisas da política. É uma tragédia que, com certeza, nos deixou órfãos de esperança e de realizações”, lamentou. Ele também pediu orações para as famílias de Campos, do ex-deputado Pedro Valadares e das outras cinco pessoas mortas no acidente.

O deputado Inocêncio Oliveira (PR-PE) declamou o poema “O Filho”, de Maximiano Campos, pai de Eduardo Campos. O texto foi escrito em homenagem ao nascimento do ex-governador pernambucano, em 1965.
Inocêncio destacou a trajetória política de Eduardo Campos, desde os tempos de menino até a morte trágica, evidenciando o carinho de Campos pelas pessoas pobres. Disse ainda que Valadares era um homem alegre e articulador, motivo pelo qual foi convidado a integrar a campanha presidencial de Eduardo Campos.

Solidariedade
O líder do DEM, deputado Mendonça Filho (PE), prestou solidariedade às famílias de todos que morreram no acidente ocorrido em Santos (SP). Segundo ele, a trajetória política de Campos é brilhante. “Ele foi um vencedor na politica, sonhou com um estado mais justo e um Brasil melhor. Infelizmente, não teve oportunidade de colocar em prática seus planos para o País”, declarou Filho.

O parlamentar acrescentou que, apesar de estarem em campos políticos opostos, Campos tinha grandes qualidades humanas: era generoso e capaz de atitudes de grandeza. Ele lembrou que, durante a posse do atual governador de Pernambuco, João Lyra, Campos se emocionou ao falar de sua mulher, Renata Campos. “Sua maior amiga foi Renata Campos”, frisou o líder do DEM. Mendonça Filho comentou que sua homenagem é ao político, ao homem público, mas, principalmente, ao pai e marido Eduardo Campos.

Solene
O Plenário da Câmara dos Deputados promove neste momento sessão solene em homenagem aos ex-deputados Eduardo Campos e Pedro Valadares Neto, mortos em um acidente aéreo no dia 13 de agosto. Familiares das duas vítimas, autoridades e militantes estão presentes na homenagem.

O jatinho que levava o ex-governador de Pernambuco e então candidato à presidência pelo PSB e sua equipe caiu em um bairro residencial de Santos. As causas do acidente ainda são desconhecidas.

Pedro Valadares era assessor da campanha. Outras cinco pessoas também faleceram no acidente: o assessor de imprensa de Campos, Carlos Percol; o fotógrafo da campanha, Alexandre Severo; o cinegrafista da campanha, Marcelo Lyra; e os pilotos Marcos Martins e Geraldo Cunha.

A solenidade prossegue no Auditório Nereu Ramos.

Continue acompanhando esta cobertura.

Reportagem - Carol Siqueira e Luiz Gustavo Xavier
Edição - Marcelo Oliveira

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.