Política e Administração Pública

Petrobras revela ligação de ex-diretor a documentos sigilosos repassados à SBM Offshore

20/08/2014 - 18:21  

A comissão interna da Petrobras criada para analisar a suspeita de pagamento de propina pela empresa holandesa SBM Offshore descobriu que a senha pessoal de Jorge Luiz Zelada, ex-diretor da área internacional da estatal, está vinculada a dois documentos sigilosos repassados a executivos da companhia contratada pela Petrobras.

“Na sede da empresa da Holanda, havia dois arquivos em PDF gerados com a chave do diretor Zelada”, disse o diretor de Segurança Empresarial da Petrobras, Pedro Aramis de Lima Arruda, durante depoimento à Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investiga denúncias contra a estatal.

Os documentos tratam do plano diretor de desenvolvimento integrado do pré-sal da Bacia de Santos e da contratação de uma embarcação da empresa McDermott, concorrente da SBM.

Júlio Faerman
Arruda reconheceu que o repasse de 139 milhões de dólares da SBM Offshore para o representante da SBM no Brasil, Júlio Faerman, fez a empresa ficar em alerta sobre a questão.

“O fato de ele receber esse valor é uma red flag [sinal de alerta], ou seja, uma preocupação maior com a questão”, afirmou o coordenador da investigação interna sobre as denúncias de propina. Há a suspeita de que Faerman seria o intermediário do suposto pagamento de propina a funcionários da Petrobras.

O diretor de segurança ressaltou que a Petrobras não efetuou pagamento direto a Júlio Faerman.

A reunião da CPMI da Petrobras foi encerrada há pouco.

Reportagem – Tiago Miranda
Edição – Marcelo Oliveira

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.