Política e Administração Pública

Ex-presidente da Petrobras America nega envolvimento em negociação sobre Pasadena

30/07/2014 - 17:14  

Luis Macedo/Câmara dos Deputados
Executivo José Orlando Melo de Azevedo, ex-presidente da Petrobras America presta depoimento à Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investiga irregularidades nos negócios da estatal brasileira
Azevedo disse que apenas acompanhou o processo de arbitragem conduzido pela Justiça dos EUA.

O ex-presidente da Petrobras America José Orlando Melo de Azevedo negou participação na negociação comercial e no litígio que envolveram as empresas Petrobras e Astra em torno da refinaria de Pasadena (EUA).

Azevedo disse que apenas acompanhou o processo de arbitragem, conduzido pela Justiça dos Estados Unidos, e que somente cumpria as determinações do setor jurídico e da diretoria geral da Petrobras.

Ele depõe neste momento na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) da Petrobras, que investiga o prejuízo sofrido pela petrolífera nacional na compra da refinaria de Pasadena.

Diante da insistente tentativa do depoente em negar responsabilidade pela condução da disputa judicial entre a Petrobras e a Astra, o deputado Izalci (PSDB-DF), que é vice-líder do seu partido, chegou a classificar Azevedo como mero despachante da Petrobras.

Já o relator da CPMI, deputado Marco Maia (PT-RS), disse há pouco, em entrevista, que as informações prestadas por Azevedo serão confrontadas com os documentos já enviados para a comissão. Maia afirmou que a sua expectativa é de conseguir informações mais detalhadas e importantes com o ex-diretor da área internacional da Petrobras Jorge Luiz Zelada, que tem depoimento previsto para 6 de agosto.

José Orlando Melo de Azevedo foi presidente da Petrobras America de outubro de 2008 a janeiro de 2013. Ele é primo de José Sérgio Gabrielli, ex-presidente da Petrobras. A Petrobras America é uma subsidiária da companhia brasileira que atua nos Estados Unidos.

A CPMI está reunida no plenário 2 da ala Nilo Coelho, no Senado.

Reportagem – José Carlos Oliveira
Edição – Pierre Triboli

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.