Política e Administração Pública

Graça Foster explicará compra de Pasadena na próxima quarta

O debate com a presidente da Petrobras estava marcado para esta quarta, mas foi adiado a pedido dela. Deputados criticaram mudança de data.

23/04/2014 - 12:54   •   Atualizado em 23/04/2014 - 15:06

A presidente da Petrobras, Graça Foster, adiou sua vinda à Câmara para o próximo dia 30, às 10 horas, para prestar esclarecimentos sobre a compra da refinaria de Pasadena (EUA), que teria ocasionado perdas contábeis superiores a 500 milhões de dólares à estatal brasileira.

O presidente da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle, deputado Hugo Motta (PMDB-PB), havia reservado a tarde desta quarta-feira para ouvir Graça Foster, mas disse que foi procurado ontem por representantes da Petrobras, que alegaram problemas de agenda e pediram para remarcar a audiência pública.

Diante desta informação, o deputado Vanderlei Macris (PSDB-SP) pediu o adiamento da votação do seu requerimento de convocação do ministro de Minas e Energia, Edison Lobão. A votação desse requerimento foi suspensa porque o ministro garantiu que Graça Foster viria à comissão no prazo de 30 dias (comissões do Congresso podem convocar ministros, mas não presidente de estatais).

O deputado José Guimarães (PT-CE) pediu a retirada do requerimento de convocação de Lobão (e não o adiamento) e criticou o “clima de desconfiança” em relação ao governo. Segundo ele, até hoje o governo tem cumprido todos os acordos e não concorda com “essa espada da desconfiança”.

O líder do PMDB, Eduardo Cunha (RJ), disse que o acordo foi descumprido, pois previa o comparecimento de Graça Foster no prazo de 30 dias, o que não ocorreu. “Se ela não comparecer novamente no dia 30, vamos convocar o ministro sim, pois o acordo foi feito com ele e não com a presidente da Petrobras”, disse Eduardo Cunha.

Na semana passada, no entanto, em depoimento no Senado, a atual presidente da Petrobras, Graça Foster reconheceu que “não foi definitivamente um bom negócio”.

Economia e seca
Guimarães reafirmou que tudo que foi combinado está sendo cumprido. Ele lembrou que está acertada a vinda do ministro da Fazenda, Guido Mantega, no próximo dia 14, às 9h30, para uma audiência pública sobre a política econômica do governo.

Disse ainda que a Subcomissão de Defesa Civil e Combate à Seca, vinculada à Comissão de Fiscalização Financeira, acertou a vinda do ministro da Integração Nacional, Francisco Teixeira, no próximo dia 13, às 14h30. Ele participará de audiência pública sobre as ações do governo Dilma Rousseff na área de prevenção e convivência com a seca.

Reportagem – Wilson Silveira
Edição - Natalia Doederlein

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.