Política e Administração Pública

Sérgio Gabrielli será convidado para explicar a compra de Pasadena

O ministro da Fazenda e o advogado-geral da União também serão convidados para falar sobre o assunto.

23/04/2014 - 11:33   •   Atualizado em 23/04/2014 - 13:12

As comissões de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio; e de Fiscalização Financeira e Controle vão convidar o ex-presidente da Petrobras José Sérgio Gabrielli para explicar a compra da refinaria de Pasadena, nos Estados Unidos. No início do mês, Gabrielli afirmou que a compra de refinaria foi, à época (2006), "um bom negócio".

Na semana passada, no entanto, em depoimento no Senado, a atual presidente da Petrobras, Graça Foster reconheceu que “não foi definitivamente um bom negócio”.

A vinda de Gabrielli foi pedida pelos deputados Mendonça Filho (DEM-PE), Vanderlei Macris (PSDB-SP) e Laercio Oliveira (SDD-SE).

A data da audiência ainda será agendada.

Ex-funcionários da Petrobras
A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional também aprovou requerimento nesta manhã para ouvir Gabrielli. Além de Gabrielli, serão convidados o ministro da Fazenda, Guido Mantega, o advogado-geral da União, Luís Inácio Lucena Adams, o ex-diretor da área internacional da Petrobras Nestor Cerveró e o ex-funcionário da estatal Alberto Feilhaber, que teria participado da negociação entre a Petrobras e a belga Astra Oil, dona da refinaria de Pasadena.

Cerveró esteve na Câmara na semana passada onde seu depoimento provocou reações contrárias nos partidos oposicionistas e no PT.

O convite foi proposto pelos deputados Rubens Bueno (PPS-PR), Duarte Nogueira (PSDB-SP) e Claudio Cajado (DEM-BA).

Essa audiência também não tem data marcada.

Da Redação - ND

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.