Política e Administração Pública

Bancada do PMDB na Câmara aprova moção em solidariedade ao líder, Eduardo Cunha

11/03/2014 - 16:19  

Os deputados do PMDB aprovaram há pouco, em reunião da bancada do partido na Câmara, uma moção de solidariedade ao líder, Eduardo Cunha (RJ).

Na moção, os parlamentares afirmam que as agressões sofridas por Cunha “extrapolam o patamar da civilidade, sobretudo nas relações políticas”. “Os ataques ao nosso líder são ataques ao PMDB”, ressalta o texto. Todos os deputados do partido assinaram a moção.

Cunha defendeu, na semana passada, a realização de uma convenção nacional do partido para decidir um possível rompimento com o governo. Ele disse ter sido agredido verbalmente pelo presidente do PT, Rui Falcão, que teria declarado que a insatisfação do PMDB na Câmara ocorre porque a legenda não recebeu mais cargos na reforma ministerial.

O líder do PMDB também diverge do governo por ser favorável a uma comissão parlamentar de inquérito (CPI) da Petrobras e contra o projeto do marco civil da internet (PL 2126/11). Ele também participou da articulação de um bloco informal de partidos na Câmara, apelidado de “blocão”, para propor a votação de projetos independentemente da vontade do governo. O “blocão” é formado por seis legendas da base aliada – PMDB, PP, Pros, PR, PTB, PSC – e por uma da oposição, Solidariedade (SDD).

A reunião da bancada do PMDB prossegue no plenário 4.

Isolamento
Devido ao descontentamento da bancada do PMDB na Câmara, a presidente Dilma Rousseff realizou uma reunião na segunda-feira (10) com diversos representantes do partido, como o vice-presidente da República, Michel Temer; os presidentes da Câmara, Henrique Eduardo Alves, e do Senado, Renan Calheiros; o presidente da legenda, senador Valdir Raupp; e os líderes do partido no Senado, senador Eunício Oliveira, e do governo no Senado, senador Eduardo Braga. A reunião foi vista como uma tentativa de isolar Cunha, que não foi chamado.

Reportagem – Luiz Gustavo Xavier
Edição – Marcos Rossi

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.