Política e Administração Pública

Câmara cria laboratório hacker para desenvolvedores de software

A medida é uma sugestão de técnicos da Câmara e de participantes da primeira maratona hacker da Casa.

17/12/2013 - 19:05   •   Atualizado em 18/12/2013 - 14:23

Assista reportagem da TV Câmara sobre a entrega dos prêmios aos vencedores da 1ª Hackathon.

Para dar continuidade à experiência Hackathon, o Plenário da Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (17), projeto de resolução que cria o Laboratório Hacker na estrutura administrativa da Diretoria-Geral.

O projeto de resolução (PRC 228/13), da Mesa Diretora, também cria funções comissionadas e cargos de natureza especial (CNEs) para atender às lideranças do Pros e do SDD.

O laboratório contará com espaço físico e acesso e uso livres para qualquer cidadão, especialmente programadores e desenvolvedores de software, preferencialmente livres.

Na primeira maratona hacker promovida pela Câmara, três projetos foram premiados pelo desenvolvimento de aplicativos que aumentem a transparência do trabalho parlamentar e a compreensão do processo legislativo pela sociedade.

Estrutura administrativa
Para o funcionamento do laboratório, são criadas cinco funções comissionadas: diretor (FC-3), assistente técnico (FC-2) e três chefes de seção (FC-1). Além disso, são criados outros três cargos para o laboratório, mas que serão extintos em 28 de fevereiro de 2015: dois cargos de natureza especial (CNE-7 e CNE-9) e uma função comissionada FC-3.

A resolução cria ainda, na Assessoria Internacional e no Cerimonial, uma função FC-3 de assessor técnico.

Reportagem - Eduardo Piovesan
Edição – Regina Céli Assumpção

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PRC 228/2013

Íntegra da proposta