Política e Administração Pública

Deputados discutem se reunião de comissão será fechada ou aberta

Domingos Dutra diz que decisão de fechar reunião para eleger presidente da Comissão de Direitos Humanos remete à época da ditadura.

07/03/2013 - 09:50  

Em clima tenso, os integrantes da Comissão de Direitos Humanos e Minorias discutem nesse momento se devem ou não começar a reunião para a eleição do novo presidente do colegiado. O encontro acontece no Plenário 14, que está fechado para manifestantes, que ocupam os corredores em torno da sala da comissão.

O presidente atual da comissão, deputado Domingos Dutra (PT-MA)- que suspendeu a reunião de ontem por causa do tumulto causado por manifestantes contrários ao nome do Pastor Marco Feliciano (PSC-SP), para a presidência- disse há pouco que a decisão de fechar a reunião aos manifestantes foi tomada unilateralmente pelo presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves. “Este é um triste retrocesso, estamos revivendo os idos de 1964”, acusou Dutra.

O líder do PSC, André Moura (SE), também atribuiu a decisão exclusivamente ao presidente Henrique Eduardo Alves. “O fechamento da reunião não foi solicitado pelo partido (PSC). Isso aconteceu porque Domingos Dutra não teve pulso firme para garantir a tranquilidade da votação de ontem”, opinou.

A deputada Érika Kokay (PT-DF) questionou a validade de um encontro fechado. O tema continua sendo discutido de forma acalorada pelos integrantes da comissão.

Pastor Marco Feliciano é acusado de ter feito declarações racistas e homofóbicas em entrevistas e outras ocasiões.

Continue acompanhando esta cobertura.

Reportagem- Carolina Pompeu
Edição- Mariana Monteiro

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.