Política e Administração Pública

Começa processo de votação para eleger nova Mesa da Câmara

04/02/2013 - 12:41  

Após o discurso dos quatro candidatos que concorrem à Presidência da Câmara, o Plenário deu iniciou há pouco ao processo de votação para a escolha da nova Mesa Diretora. A eleição será secreta e feita por meio de 19 urnas eletrônicas que já estão no Plenário.

Para votar, cada parlamentar se dirige até uma das urnas, insere o código de identificação e confirma a identidade com a impressão digital. Em seguida, escolhe todos os candidatos de uma única vez, da presidência até os suplentes de secretário. A apuração, no entanto, é feita separadamente, sendo realizada primeiramente para o cargo de presidente.

Para ser eleito, o novo presidente da Casa precisa receber a maioria dos votos dos parlamentares, presentes no mínimo 257 deputados, incluídos os votos brancos e excluídos os nulos.

Se ninguém atingir esse número, haverá segundo turno entre os dois mais votados. Será eleito, então, o deputado que conseguir mais votos.

Em seguida, são apurados os votos atribuídos aos demais integrantes da Mesa: dois vice-presidentes, quatro secretários e quatro suplentes de secretário.

Continue acompanhando a cobertura desta sessão.
Assista ao vivo

Reportagem – Murilo Souza
Edição – Pierre Triboli

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.