Política e Administração Pública

Marco Maia elogia indicação de Marta Suplicy e gestão de Ana de Hollanda

11/09/2012 - 17:44  

O presidente da Câmara, Marco Maia, elogiou nesta terça-feira (11) a indicação da senadora Marta Suplicy (PT-SP) para chefiar o Ministério da Cultura. “Ela tem todas as condições de realizar um bom trabalho à frente do ministério em razão da sua vasta experiência como administradora pública”, afirmou.

Marco Maia lembrou que Marta já chefiou o Ministério do Turismo, durante o segundo governo Lula, além de ter sido prefeita de São Paulo, deputada federal e, atualmente, ocupa a primeira vice-presidência do Senado.

Marta Suplicy foi convidada nesta tarde, por telefone, pela presidente da República, Dilma Rousseff, logo após a demissão da antiga ocupante da pasta, Ana de Hollanda.

Parceria com a Câmara
Maia elogiou também a gestão de Ana de Hollanda no ministério e sua parceria com o Parlamento. Ele lembrou que, na gestão dela, a Câmara aprovou as propostas de emenda à Constituição (PECs) do Sistema Nacional de Cultura (416/05) e da Música (98/07).

"Com o apoio do Ministério da Cultura, nós votamos matérias importantes para o mundo cultural", disse Maia. "Eu cito a PEC que organiza o Sistema Nacional de Cultura e as ações de cultura no Brasil; e a PEC da Música, que dá imunidade tributária aos CDs e aos DVDs, às produções musicais de artistas brasileiros, e que, quando aprovada no Senado, terá um impacto fenomenal no preço dos CDs e DVDs."

Convite
Marta Suplicy disse ter ficado surpresa com o convite feito pela presidente Dilma Rousseff. "Eu sou vice-presidente do Senado, eu estou no exercício, então, realmente, o convite é supreendente. Mas eu sou do governo, estou à disposição do governo. Se a presidenta acha que eu devo exercer essa função de ministra no Ministério da Cultura, vou exercê-la, como exerci todas as funções na vida."

Para a senadora, o Ministério da Cultura é "extremamente importante". "A identidade brasileira é a cultura e eu, então, sinto que é um enorme desafio, e vou lá enfrentar o desafio."

*Matéria atualizada às 20h29

Reportagem - Renata Tôrres/Rádio Câmara
Edição - Juliano Pires

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.