Política e Administração Pública

Psol recorre ao STF contra criação de cargos para PSD na Câmara

20/12/2011 - 18:41  

Reinaldo Ferrigno
Chico Alencar
Alencar: "A Câmara não pode tudo."

O Psol deu entrada no Supremo Tribunal Federal (STF), na segunda-feira (19), com um mandado de segurança para sustar os efeitos da resolução da Mesa Diretora da Câmara (PRC 103/11) que cria 66 cargos e funções comissionadas para a estrutura partidária do PSD, criado neste ano. O texto foi aprovado no Plenário no último dia 14.

Para o líder do Psol, deputado Chico Alencar (RJ), a medida não pode ocorrer por meio de resolução. "Criação de cargos tem que ser apresentada até 31 de agosto do ano antecedente. A Câmara não pode tudo”, criticou Alencar, que classificou o texto de “projeto do absurdo”.

O presidente Marco Maia afirmou, em entrevista coletiva nesta terça (20), que os 66 cargos foram criados temporariamente, até o final da legislatura, quando vai ocorrer nova redistribuição de cargos de acordo com o número de eleitos em 2014.

Maia disse que a decisão resultou de um debate jurídico sobre o impacto da criação do partido na distribuição de cargos e vagas em comissões. Uma resolução anterior estabelecia que essa distribuição ocorre de acordo com as bancadas eleitas.

"Se nós levarmos isso ao pé da letra, o PSD não teria nenhum tipo de estrutura dentro da Câmara dos Deputados para o seu funcionamento. E é incompreensível que tenha 56 deputados, que seja a terceira maior bancada da Câmara e não tenha estrutura para o seu trabalho", apontou o presidente.

O deputado Ivan Valente (Psol-SP) acredita, porém, que não seria necessário criar cargos para o PSD, pois a Mesa poderia remanejar cargos da suplência de secretarias. Cada suplente de secretário tem direito a 10 cargos de natureza especial (CNEs).

Reportagem - Rádio Câmara
Edição – Daniella Cronemberger

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta