Meio ambiente e energia

Comissão externa ouve moradores de Brumadinho nesta manhã

15/03/2019 - 08:05  

A comissão externa de Brumadinho está hoje na cidade mineira para ouvir os moradores atingidos, organizações e movimentos sociais. A audiência, proposta pela deputada Áurea Carolina (Psol-MG), será realizada na Câmara de Vereadores de Brumadinho, a partir das 9 horas.

Foram convidados para participar do debate, entre outros, representantes da Comissão de Atingidos do Córrego do Feijão, Movimento Somos Todos Atingidos, Movimento Luto Brumadinho Vive.

Confira a lista completa de convidados

À tarde, os deputados vão ao município vizinho de São Joaquim de Bicas onde fica a aldeia indígena Pataxó NaôXohã para avalir o impacto da contaminação. A aldeia fica às margens do Paraopeba, que é afluente do rio São Francisco.

Relembre
No dia 25 de janeiro, uma barragem de mineração da Vale em Brumadinho (MG) se rompeu deixando até agora 203 mortos e 105 desaparecidos.

A lama de rejeitos de minério de ferro atingiu parte do centro administrativo da empresa, a comunidade Córrego do Feijão e o rio Paraopeba, afluente do rio São Francisco.

Depois disso, a Câmara dos Deputados criou uma comissão externa para acompanhar o caso, a deputada Joice Hasselmann (PSL-SP) protocolou pedido para criar uma CPI sobre o rompimento da barragem e vários parlamentares apresentaram projetos de lei propondo alterações na política de segurança de barragens.

Ontem especialistas criticaram o modelo de monitoramento de barragem utilizado pela mineradora Vale em Brumadinho.

Da Redação - ND

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.