Meio ambiente e energia

Audiência debaterá qualidade da água do lago Guaíba, em Porto Alegre

25/05/2017 - 09:00  

Prefeitura de Porto Alegre
Lago Guaíba, Porto Alegre
As águas do Lago Guaíba abastecem a população de Porto Alegre

A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados realiza audiência pública hoje para debater a qualidade da água do lago Guaíba, que é fonte de abastecimento para a população de Porto Alegre (RS) e de cidades vizinhas.

A audiência foi solicitada pelos deputados Heitor Schuch (PSB-RS) e Jose Stédile (PSB-RS). “A qualidade da água nos municípios da região metropolitana de Porto Alegre tem sido preocupação da população e dos órgãos ambientais, tanto governamentais quanto da sociedade civil organizada”, diz Schuch.

O deputado ressalta que a imprensa tem divulgado denúncias de mau gosto da água. Ele também afirma que há insegurança quanto aos impactos ambientais de uma eventual extração de areia do lago e os efeitos que podem ocorrer na saúde da população.

Com área de 496 km², o lago recebe carga poluidora de esgotos domésticos e de efluentes industriais e agrícolas. A captação, o tratamento e a distribuição da água é feita pelo Departamento Municipal de Água e Esgotos de Porto Alegre (Dmae).

Convidados
Foram convidados para a audiência:
- o diretor de Revitalização de Bacias Hidrográfica e Acesso à Água da Secretaria de Recursos Hídricos e Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, Renato Saraiva Ferreira; 
- a fundadora do Movimento Viva Guaíba, Luciene Schuch;
- a presidente do Instituto Augusto Carneiro, Káthia Vasconcelos Monteiro;
- a presidente da Associação Comunitária Amigos do Lami, Carla Rosana Santos da Silva.

A audiência está marcada para as 9h30, no plenário 8.

Da Redação – PT

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.