Meio ambiente e energia

Câmara revitaliza sistema interno de coleta seletiva

02/09/2014 - 20:46  

Luis Macedo/Câmara dos Deputados
Lançamento do novo sistema de coleta seletiva. As lixeiras individuais localizadas abaixo da mesa estão sendo substituídas por um conjunto de três coletores colocados em cada sala
Novo sistema utiliza lixeiras de três cores diferentes, o que facilita a separação dos materiais recicláveis.

A Câmara dos Deputados começou, em agosto, a implantar o novo sistema de coletiva seletiva de material reciclável. A separação de material acontece desde 2002 na Casa. A revitalização foi para se adequar à Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/10), que obriga todo grande gerador de resíduos, como acontece com vários órgãos públicos, a implantar seu plano de gerenciamento desse material.

A alteração foi coordenada pelo EcoCâmara, o Comitê de Gestão Socioambiental da Casa.

A revitalização começou no anexo 1 da Câmara e, na última sexta-feira, foi implantada na liderança do PT. O novo sistema utiliza coletores de três cores diferentes, de acordo com os materiais recicláveis que têm uso comercial para os catadores parceiros: azul, para papéis; vermelho, para plástico e latas de alumínio; e cinza, para material orgânico e não reciclável.

Objetos como pilhas, baterias, eletrônicos e lâmpadas não devem ser colocados nesses coletores comuns.

Bom exemplo
O líder do PT, deputado Vicentinho (SP), acredita que o bom exemplo possa se espalhar por toda a Câmara. “Se a gente der essa contribuição, vamos ajudar a nossa sociedade a ser muito consciente”, afirmou.

Segundo o coordenador da área temática Interação Legislativa da Câmara, Jairo Brod, todas as salas da liderança já têm as novas lixeiras, e os servidores estão acostumados com o novo sistema.

De acordo com o coordenador da área temática Coleta Seletiva do EcoCâmara, Jorge Genkaa, mais de 95% do lixo no anexo 1 tem sido descartado corretamente.

Campanha
Panfletos e mensagens de e-mail esclarecem dúvidas e complementam as ações para o descarte correto dos resíduos. A campanha informativa do EcoCâmara ressalta que a separação correta gera renda e cidadania para os catadores, previne a poluição de solo, ar e água e ainda incentiva a indústria da reciclagem.

Campanhas em prol do consumo consciente e da redução da geração de resíduos também fazem parte do plano. Há ainda uma parceria com uma cooperativa de catadores de material reciclável do Distrito Federal e um programa de visitas ao lixão da Cidade Estrutural (DF), o maior depósito de lixo a céu aberto do País, com previsão para ser desativado em outubro.

Reportagem – Tiago Miranda
Edição – Pierre Triboli

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.