Economia

Comissão aprova ampliação da área da Zona Franca de Manaus

11/10/2017 - 09:19  

Alex Ferreira/Câmara dos Deputados
Grande Expediente - Dep. Átila Lins (PSD - AM)
Para o relator, Átila Lins, a região abrangida é uma área estratégica para o desenvolvimento do Amazonas

A Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia aprovou projeto de lei (PL 6951/17) que amplia a área da Zona Franca de Manaus, para incluir os municípios amazonenses de Iranduba, Novo Airão, Careiro da Várzea, Rio Preto da Eva, Itacoatiara, Presidente Figueiredo, Careiro Castanho, Autazes, Silves, Itapiranga, Manaquiri e Manacapuru.

Conforme o projeto, do deputado Hissa Abrahão (PDT-AM), a Zona Franca passará a coincidir com a Região Metropolitana de Manaus. Atualmente, a área é delimitada pelo Decreto-lei 288/67. Pela norma, a Zona Franca de Manaus compreende uma área total de 10 mil quilômetros quadrados, que inclui a cidade de Manaus e arredores.

O parecer do relator, deputado Átila Lins (PSD-AM), foi favorável à proposta. Ela ressaltou que a Região Metropolitana de Manaus é uma área estratégica para o desenvolvimento do estado. “É o centro político, financeiro, comercial, educacional e cultural do Amazonas, representando em torno de 84% da economia e 64% da população do estado do Amazonas”, disse.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisada agora pelas comissões de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem - Lara Haje
Edição - Marcia Becker

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta