Educação, cultura e esportes

Viação rejeita passe livre no transporte coletivo para estudantes atletas

14/11/2018 - 13:30  

Alex Ferreira / Câmara dos Deputados
Audiência pública sobre as políticas de assistência social, saúde e educação para as pessoas com transtorno do espectro autista adultos. Dep. professor Victório Galli (PSC-MT)
Professor VIctório Galli: proposta não prevê fonte de financiamento pública; benesse seria custeada pelo conjunto de usuários do transporte coletivo

A Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados rejeitou, na terça-feira (13), o projeto de lei do deputado Professor Victório Galli (PSL-MT) que concede passe livre no transporte coletivo de passageiros para os estudantes que praticam esporte e estão registrados em federações esportivas (PL 5110/16).

O relator na comissão, deputado Mauro Lopes (MDB-MG), recomendou a rejeição da matéria. Primeiramente, ele lembrou que, segundo a Constituição, a competência para organizar e prestar o serviço público de transporte urbano é do município.

Outro ponto observado por Mauro Lopes diz respeito ao financiamento da gratuidade. “Como a proposta não prevê fonte de financiamento público, a benesse seria custeada pelo conjunto de usuários do transporte coletivo. Sendo o benefício estabelecido sem critério de renda, bastando o atleta ser federado e estar matriculado em instituição de ensino, sua aprovação implicaria em distorções severas, como a de um trabalhador pobre custear o transporte de um atleta rico”, argumentou o relator.

Tramitação
O texto ainda será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, antes de seguir para o Plenário.

Anteriormente, a matéria foi aprovada pela Comissão do Esporte; e, na forma de substitutivo, na Comissão Desenvolvimento Urbano. Por ter recebido pareceres divergentes nos colegiados (foi aprovada em dois e rejeitada em um), perdeu seu caráter conclusivo e não poderá seguir para o Senado sem passar pelo Plenário.

Reportagem – Noéli Nobre
Edição – Rachel Librelon

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 5110/2016

Íntegra da proposta