Educação, cultura e esportes

Subcomissão da Câmara pretende analisar o legado das Olimpíadas para o País

23/08/2016 - 20:45  

Durante o período de preparação dos Jogos Olímpicos Rio 2016, os deputados realizaram audiências públicas na Câmara e visitas técnicas de acompanhamento das obras de infraestrutura necessárias para a preparação da cidade para receber atletas e torcedores.

Victor Diniz/ Câmara dos Deputados
Dep. José Rocha PR/BA - Audiência Pública sobre a destinação de espaços preferenciais para mulheres e crianças nos sistemas ferroviário e metroviário
José Rocha coordenou subcomissão da Comissão do Esporte que acompanhou o andamento das Olimpíadas, quer saber se os equipamentos para os jogos vão continuar funcionando

A Comissão do Esporte criou uma subcomissão para acompanhar o andamento da organização do evento. Essa subcomissão ouviu atletas, entidades desportivas e representantes do Comitê Olímpico.

O deputado José Rocha (PR-BA) coordenou os trabalhos da subcomissão que, na sua opinião, ainda devem continuar após as Olimpíadas.

"A comissão também pretende se interessar pelo legado que as Olimpíadas vão deixar para o País", observou o deputado. "Esses equipamentos, como eles vão continuar funcionando para a comunidade, e ver o que é que as Olimpíadas trouxeram de positivo para o País, não só na fomentação dessa atividade que é importante para os jovens, como também através do que representou para a economia do País; eu acho que representa muito."

Financiamento do esporte
Já o deputado Afonso Hamm (PP-RS) avalia que após as Olimpíadas e Paralimpíadas é hora de o País se preparar para garantir o financiamento para o esporte.

"Na verdade, nós temos que legislar aqui para pressionar o governo para a manutenção dos programas, para nós seguirmos incentivando”, afirma o parlamentar. “O legado que fica é muito importante, mas nós precisamos seguir apoiando esses jovens atletas e os novos atletas para os futuros ciclos olímpicos."

A deputada Laura Carneiro (PMDB-RJ) destacou o legado olímpico para os cariocas, que ganharam melhor infraestrutura urbana com BRT (Bus Rapid Transit – corredor exclusivo para ônibus) e VLT (Veículo Leve sobre Trilhos).

Reportagem – Karla Alessandra
Edição – Newton Araújo

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.