Educação, cultura e esportes

Chama olímpica passou pelo Congresso Nacional nesta terça-feira

A tocha chegou ao aeroporto de Brasília pela manhã. Após uma cerimônia no Palácio do Planalto, a chama foi levada ao Congresso e seguiu por outros pontos do DF.

03/05/2016 - 22:33  

Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados
Chama olímpica passa pelo Congresso Nacional
O carateca Gabriel Hardy desceu a rampa do Congresso carregando a tocha olímpica

A chama olímpica passou pela cúpula do Congresso Nacional nesta terça-feira (3). A tocha chegou ao aeroporto de Brasília por volta das 7h10. De lá, foi para o Palácio do Planalto e depois seguiu para o Congresso.

A tocha chegou à sede do Poder Legislativo pelas mãos de Artur Ávila, o primeiro brasileiro a receber a medalha Fields, que equivale ao Nobel de Matemática; e foi passada para Gabriel Hardy, de 16 anos, aluno da rede pública e atleta de caratê de uma organização não governamental que atende a crianças e jovens carentes.

Durante os primeiros quilômetros do trajeto, manifestantes a favor e contra o impedimento da presidente Dilma Rousseff acompanharam a tocha olímpica, mas não atrapalharam o percurso.

Ao todo, no Distrito Federal, foram percorridos cerca de 120 km. Cerca de 140 pessoas se revezaram na condução da chama olímpica. O trajeto terminou à noite, na Esplanada dos Ministérios, em evento com shows musicais gratuitos. Nesta quarta-feira (4), o fogo olímpico segue para os municípios goianos de Corumbá de Goiás, Pirenópolis e Anápolis.

Clima de Olimpíadas
A secretária de Esporte, Turismo e Lazer do Distrito Federal, Leila Barros, destacou a importância de a cidade receber a tocha. "O evento foi preparado com a maior paixão. A cidade aos poucos está entrando naquele ritmo, naquele clima de Olimpíadas", disse a secretária. "Tenho certeza de que é um momento muito especial para Brasília, para o nosso País, apesar de ser um momento difícil que estamos vivendo na política."

Primeiro brasileiro a ganhar uma medalha de ouro olímpica na ginástica artística, em 2012, Arthur Zanetti afirmou que o debate político não está contaminando a preparação para os jogos. "É isso que a gente está pensando só: Olimpíadas. E os atletas, simplesmente em treinar", declarou.

Na cerimônia que deu início ao percurso da tocha, no Palácio do Planalto, a presidente Dilma Rousseff afirmou que o País está preparado para as Olimpíadas. Ela disse que os locais de competição estão prontos e serão um legado para os esportistas brasileiros. Também ressaltou os investimentos feitos para que os atletas olímpicos e paralímpicos tenham um bom desempenho durante as competições.

Para Dilma, nem mesmo o momento de tensão política vai impedir o Brasil de realizar os melhores Jogos Olímpicos da história. "Sabemos as dificuldades políticas que existem em nosso país hoje. O Brasil será capaz de, mesmo convivendo com um período difícil, muito difícil, verdadeiramente crítico da nossa história e da história da democracia do nosso país, saberá conviver, porque criamos todas as condições para isso, com a melhor recepção de todos os atletas e de todos os visitantes estrangeiros", afirmou.

Reportagem – Ginny Morais
Edição – Pierre Triboli

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.