Educação, cultura e esportes

Comissão pode votar hoje relatório sobre Proforte

23/04/2014 - 09:59  

A comissão especial que analisa a criação do Programa de Fortalecimento dos Esportes Olímpicos (Proforte – PLs 5201/13 e 6753/13) reúne-se hoje para votar  o substitutivo proposto pelo deputado Otavio Leite (PSDB-RJ), relator da matéria.

Ontem, durante a discussão da matéria, o presidente da comissão, deputado Jovair Arantes (PTB-GO), afirmou que existem ainda pontos divergentes. Um deles, segundo ele, é o que declara o futebol nacional como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil e considera de “especial interesse público” a comercialização de patrocínios envolvendo a modalidade.

Na prática, o texto estabelece que a instituição que exerça atividade de representação do futebol brasileiro, no País e no exterior, tenha os contratos de patrocínio auditados pelo Tribunal de Contas da União (TCU), sempre que solicitado pelo Executivo ou por membro do Poder Legislativo.

O relatório proposto por Otavio Leite permite o parcelamento em 25 anos das dívidas de clubes de futebol e entidades desportivas com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), o Imposto de Renda, o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), a Timemania e o Banco Central. Pelo texto, os valores serão corrigidos pela Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP).

O substitutivo determina ainda que a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) repasse ao Fundo de Iniciação Desportiva na Educação (IniciE) 10% de seu faturamento, a título de Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide). Esse fundo será destinado à formação de atletas nos ensinos fundamental e médio.

A reunião será realizada no plenário 8, às 14h30.

Da Redação - RL

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 5201/2013

Íntegra da proposta