Educação, cultura e esportes

Brasil vive apagão de mão de obra no turismo, diz confederação

Senac promete reduzir o problema qualificando mais de um milhão de trabalhadores até a copa de 2014

26/10/2011 - 20:00  

Divulgação/Presidência da República
Projeto de estádio em Brasília para a Copa 2014
Estádio Nacional de Brasília. Trabalhadores treinados pelo Senac poderão atuar em jogos da Copa.

A qualificação profissional para a Copa do Mundo de 2014 e para as Olimpíadas de 2016 é a grande preocupação da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Turismo e Hospitalidade (Contratuh).

O presidente da entidade, Moacyr Roberto Auersvald, disse nesta quarta-feira que o País vive um apagão de mão de obra no setor. “Fazer a qualificação e a requalificação é primordial”, explicou.

A informação foi dada durante audiência pública da Comissão de Turismo e Desporto para discutir a qualificação da mão de obra e melhoria da infraestrutura na área de turismo para a Copa de 2014 e para as Olimpíadas de 2016.

Auersvald observou que atualmente o piso salarial na área de turismo, em São Paulo, é R$ 700, enquanto a função mais simples na construção civil tem piso de R$ 900. “Como se vai qualificar quem está no Bolsa Família em menos de dois anos? É preciso ensinar uma nova língua, o modo de agir, treinar o garçom, quem vai puxar a mala, quem faz a comida. Não se prepara um profissional do dia para a noite”, afirmou.

Qualificação
O gerente de projeto estratégico do Senac, Antônio Borges Paula, afirmou que a entidade vai abrir mais de um milhão de vagas em cursos profissionalizantes na área de turismo entre 2011 e 2014, ano da Copa do Mundo no Brasil.

Ele apresentou dados dos Ministérios do Trabalho e do Turismo que mostram que o País tem hoje quase sete milhões de trabalhadores no setor, entre empregos formais e informais. Borges Paula ainda chamou a atenção para a importância da qualificação profissional. “O atendimento, no setor de turismo, é a base de tudo. Será um legado importante da Copa do Mundo. Vamos ter novos profissionais formados, que vão atuar nas Olimpíadas e em outros grandes eventos”, defendeu.

O deputado Carlaile Pedrosa (PSDB-MG) disse que a qualificação dos trabalhadores é o grande desafio do País para a Copa do Mundo de 2014. Ele ressaltou que o turista não quer improvisação. “Temos que tratar bem o turista. O atendimento dado a ele pode comprometer a Copa e atrapalhar o Brasil perante o mundo”, defendeu.

Reportagem – Jaciene Alves
Edição – Marcelo Westphalem

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.