Educação, cultura e esportes

Comissão de Educação realiza audiência para debater corte de bolsas na pós-graduação

04/12/2018 - 08:13  

Audiência pública da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados vai debater nesta manhã o corte de recursos para o Ministério da Educação, com redução das bolsas de pós-graduação e suspensão de programas de educação básica, de universidade aberta e de cooperação internacional.

De acordo com o deputado Zeca Dirceu (PT-PR), que propôs a reunião, o corte de investimentos faz com que as instituições de ensino e de fomento à pesquisa estejam operando no limite, tendo como consequência a paralisação de atividades e dificuldades para manutenção de serviços básicos, como pagamento de água, luz e telefone, mobilidade, e até a demissão de trabalhadores.

"Essa é a nossa grande preocupação. Cortar essas bolsas significa um prejuízo lá na ponta: na agricultura, na indústria, no crescimento e desenvolvimento no País. Significa um retrocesso para o funcionamento das universidades públicas, na vida dos professores e dos estudantes. Esperamos que, com a audiência pública o Congresso Nacional se sensibilize, e tenhamos antes da aprovação do orçamento alguma mudança no mínimo recuperando os valores investidos."

Na reunião desta terça, participarão representante do Ministério da Educação, da Capes, de associações de pesquisa e de ensino, entre outros. Veja aqui a relação atualizada dos convidados.

Hora e local
O debate será realizado às 10 horas, no plenário 10. A audiência será interativa é poderá ser acompanhada em tempo real pela internet. Clique no banner abaixo e participe. 

Reportagem – Luiz Gustavo Xavier
Edição – Roberto Seabra

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.