Educação, cultura e esportes

TV Câmara estreia em novembro documentários sobre síndrome de Down e participação feminina na política

Filmes são resultado de trabalhos de conclusão de curso de estudantes de Comunicação da Universidade de Brasília

24/10/2018 - 15:32  

Divulgação
"Uma página por dia" conta a rotina de mães com filhos Down  

A produção audiovisual de alunos da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília (FAC-UnB) ganhou um espaço nobre. Dois documentários apresentados como trabalhos de conclusão de curso estreiam na programação de novembro da TV Câmara.

O documentário “Uma Página por Dia”, dirigido e roteirizado pelas alunas Camila Castro e Victoria Cristina Costa, estreia no dia 2 de novembro. Já o documentário “Lugar de mulher é na política”, de Tainá Seixas e Marina Luísa Oliveira, vai ao ar no dia 16 de novembro. Os dois trabalhos foram orientados pelo jornalista e professor Paulo José Cunha, que ministra a disciplina Jornalismo em Televisão.

Superação
“Uma Página por Dia” é o retrato da perspectiva materna sobre a síndrome de Down. Por meio de uma série documental, quatro mães compartilham suas experiências e aprendizados em diferentes fases da maternidade – Maria do Socorro é mãe da Valentina, de um ano de idade; Edvânia é mãe da Geovanna, de 6 anos; Tatiana, mãe do Augusto, de 16 anos; e Edilsa, mãe do Bruno, que tem 31 anos.

Com muitas histórias de força e superação, os relatos dessas mães tratam de assuntos como o momento da notícia do diagnóstico; os cuidados que são tomados exclusivamente por conta da síndrome de Down, os preconceitos, a inclusão e as histórias de superação vividas pelos filhos.

Além de ser uma oportunidade para entender melhor a síndrome de Down e a realidade de mães que convivem diariamente com ela, o projeto também é uma forma de auxiliar e dar apoio a futuras mães que venham a ter filhos com a síndrome. Durante as gravações, Tatiana dizia: “a síndrome de Down não é problema”, e Edilsa acrescentava: “com amor, se torna fácil para qualquer mãe”. E é essa a mensagem que essas quatro mães ajudam a passar.

Divulgação
Documentário mostra a realidade da representação feminina no Congresso

Representatividade
“Lugar de Mulher é na Política” retrata a realidade da participação feminina no Congresso Nacional, onde cerca de 10% das cadeiras (segundo as bancadas de 2017, quando o documentário foi produzido) são ocupadas por mulheres, número ainda muito aquém da presença feminina na sociedade.

O filme explora as dinâmicas de gênero dentro do Poder Legislativo e apresenta, sobretudo, o motivo e as consequências da baixa representatividade feminina no parlamento.

Para a composição do documentário foram feitas entrevistas com parlamentares de ambos os sexos e das duas casas do Congresso, além de especialistas no assunto.

Serviço:

“Uma página por dia”

Estreia: 2/11 – às 21h30

Reprises:

3/11 – 8h, 15h e 22h30
4/11 – 6h30, 12h, 20h
5/11 – 19h

“Lugar de Mulher é na Política" 

Estreia: 16/11 – às 21h30

Reprises:

17/11 – 8h, 15h e 22h30
18/11 – 6h30, 12h, 20h
19/11 – 19h

Da Redação - RS

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.