Educação, cultura e esportes

Termina hoje o Parlamento Jovem Brasileiro 2018

Durante uma semana estudantes de todo o País, entre 16 e 22 anos, experimentaram como é o dia a dia da atividade parlamentar

05/10/2018 - 10:26  

Encerra-se hoje a 15ª edição do Parlamento Jovem Brasileiro (PJB) promovido pela Câmara dos Deputados. Durante uma semana 78 estudantes de todo o País experimentaram como é o dia a dia da atividade parlamentar.

Os estudantes, que têm entre 16 e 22 anos, representam os 26 estados e o Distrito Federal, e a divisão por unidade da federação foi feita de maneira proporcional, como nas eleições oficiais. São Paulo, por exemplo, que tem o maior número de deputados na Casa, receberá 11 parlamentares jovens, enquanto o Distrito Federal e o Acre, que têm oito representantes, receberão um representante.

No processo de seleção, os interessados elaboraram um projeto de lei, de tema livre, com propostas de melhorias para o País. Esses projetos podem ser posteriormente "adotados" por parlamentares e passam a tramitar normalmente no Congresso.

O Parlamento Jovem Brasileiro é realizado pela Câmara desde 2004 como forma de envolver adolescentes brasileiros em discussões sobre política, cidadania e participação popular.

Da Redação - ND

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.