Educação, cultura e esportes

Câmara homenageia Dia Mundial dos Desbravadores

14/09/2018 - 17:28  

Najara Araujo/Câmara dos Deputados
Homenagem ao Dia Mundial dos Desbravadores
Jovens do Clube dos Desbravadores participaram da sessão solene

A Câmara dos Deputados homenageou, nesta quinta-feira (13), em sessão solene requerida pelo deputado Roberto Sales (DEM-RJ), o Dia Mundial dos Desbravadores, um grupo de jovens da Igreja Adventista do Sétimo Dia. A data é comemorada anualmente no terceiro sábado de setembro.

Em mensagem enviada ao Plenário, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), destacou as principais atividades praticadas pelos desbravadores.

Segundo ele, os encontros do grupo buscam despertar habilidades, percepções, talentos e capacidades sempre em respeito ao próximo, a coletividade e ao meio ambiente. “Os integrantes do clube experimentam atividades ao ar livre, práticas de atividade física por meio de jogos e esportes, enfim, convivem uns com os outros. Desse modo, afiam personalidades, treinam reações e expandem habilidades”, disse.

O parlamentar também lembrou da semelhança que os desbravadores têm com os escoteiros. “Eles executam tarefas que contribuem para o desenvolvimento interpessoal, treinamento de liderança, especialmente o enfrentamento das consequências de decisões tomadas por cada um, diante dos obstáculos naturais da vida, e são também estimulados a participar de campanhas comunitárias auxiliando pessoas carentes”, explicou.

O deputado Roberto Sales explicou que o Clube de Desbravadores é centrado no tripé físico, mental e espiritual. De acordo com ele, embora a parte física exija bastante, o desenvolvimento espiritual é o foco maior do clube. “O objetivo central é levar o juvenil a ter uma experiência diária e constante com Deus, fazendo-o refletir acerca da sua criação e de seu cuidado para com ele, como trabalhos missionários, estudos bíblicos e trabalhos voluntários”, afirmou.

Sales também ressaltou a filosofia que guia as atividades do clube. “Toda a filosofia dos desbravadores é constituída sob a premissa de que os juvenis e as crianças aprendem melhor pelo exemplo ao invés dos preceitos”, destacou. Segundo ele, os princípios filosóficos envolvem educação, contato com a natureza, cidadania, lealdade, o respeito para com Deus, com a pátria e ao próximo.

História
O Clube Desbravadores foi fundado em 1950 e reúne meninas e meninos na faixa etária de 10 a 15 anos. No mundo, são cerca de 1,5 milhão de jovens em 37 mil clubes, espalhados por 160 países. No Brasil, há 7.400 unidades, reunindo mais de 258 mil membros.

Reportagem - Larissa Galli
Edição - Roberto Seabra

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.