Educação, cultura e esportes

Câmara homenageia Dia da Imigração Chinesa no Brasil

Homenagem foi feita em sessão solene realizada nesta quarta-feira

15/08/2018 - 18:35  

Em homenagem ao Dia da Imigração Chinesa no Brasil, comemorado em 15 de agosto, a Câmara dos Deputados realizou, nesta quarta-feira (15), sessão solene requerida pelo deputado Fausto Pinato (PP-SP).

Luis Macedo/Câmara dos Deputados
Homenagem ao Dia da Imigração Chinesa no Brasil
Lei que instituiu o Dia da Imigração Chinesa no Brasil foi aprovada neste ano

Em discurso lido no Plenário, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou que Brasil e China são parceiros que cooperam em múltiplas áreas. “O êxito das relações sino-brasileiras torna-se evidente no âmbito comercial, em que a soma das transações atingiu 75 bilhões de dólares em 2017, montante quase 30% superior ao registrado no ano interior”, disse.

Maia também destacou a colaboração dos chineses para o progresso do Brasil. “Ao longo dos dois séculos de imigração chinesa no Brasil, os chineses prestaram contribuição para o desenvolvimento do nosso país, ampliação do conhecimento recíproco das duas culturas e aproximação das duas grandes nações”, finalizou.

Para a deputada Jô Moraes (PCdoB-MG), a vinda dos chineses para o Brasil é uma demonstração de que os dois povos têm mais a compartilhar do que apenas relações comerciais. “Eles trouxeram valores humanos, conseguiram introduzir na nossa economia a prática da agricultura e apresentaram valores de intensificação da tecnologia”, afirmou.

Segundo o deputado Fausto Pinato, que é presidente da frente parlamentar Brasil-China, a solenidade é uma celebração da chegada do povo chinês como algo determinante, valioso e simbólico para história do mundo.

Lei 13686/18
Essa foi a primeira sessão solene que ocorreu na Câmara dos Deputados após a sanção da Lei que institui no Brasil o Dia da Imigração Chinesa. A Lei 13686/18 foi sancionada em junho deste ano e se originou de um Projeto de Lei do deputado Fausto Pinato. “Essa lei sela a nossa irmandade. Todo dia 15 de agosto teremos um encontro marcado com a cultura e o povo chinês, que nos ajudaram a construir essa linda história”, disse Pinato.

História
O povo chinês chegou ao Brasil em 15 de agosto de 1900. Nessa época, um grupo formado por 107 chineses desembarcou no Rio de Janeiro, vindo de Lisboa, no navio Vapor Malange, para mais tarde se estabelecer em São Paulo em busca de empregos e oportunidades. Com o passar do tempo, eles desenvolveram o cultivo do chá e trabalharam na implantação da ferrovia no Rio de Janeiro.

Reportagem – Larissa Galli
Edição – Ana Chalub

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.