Educação, cultura e esportes

Câmara comemora 75 anos da Campanha Nacional de Escolas da Comunidade

Homenagem foi feita em sessão solene realizada nesta quarta-feira (8)

08/08/2018 - 16:44  

Em homenagem aos 75 anos da Campanha Nacional de Escolas da Comunidade (Cnec), comemorado no dia 29 de julho, a Câmara dos Deputados realizou, nesta quarta-feira (8), sessão solene requerida pela deputada Soraya Santos (PR-RJ).

Will Shutter/Câmara dos Deputados
Homenagem aos 75 Anos da Campanha Nacional de Escolas da Comunidade (CNEC)
A Cnec levou o ensino básico para o interior do país há 75 anos

Em discurso lido no Plenário, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), lembrou da história da fundação da Cnec, que surgiu com o “objetivo de ajudar garotos e garotas pobres, levando educação para os que não tinham meios de obtê-la”.

Maia também afirmou que a experiência dos 75 anos da Cnec deixa algumas lições preciosas para a população. “A primeira é a de não aceitar as condições atuais como inerentes e imutáveis, empenhando-se para modifica-las e melhorá-las dentro das possibilidades de cada um. A segunda é uma lição de coragem e persistência, dois atributos essenciais para edificar qualquer coisa de valor neste mundo”, disse.

A deputada Soraya Santos acredita que a solenidade é uma oportunidade de refletir sobre educação brasileira por intermédio de um dos movimentos mais bem-sucedidos na área. “Nós não poderíamos deixar passar em branco uma data tão simbólica, que tem a ver com a interiorização do ensino e com a reflexão tão necessária nos dias de hoje sobre a educação do nosso país”, declarou.

Segundo o presidente da Cnec, o ex-deputado Alexandre Santos, o crescimento da campanha aconteceu de maneira natural, em locais onde havia a necessidade de implementação da educação básica, do ensino médio, das faculdades e do ensino a distância. “Avançamos pelo tempo, enfrentamos as incompreensões, levantamos bandeiras e seguimos nossa proposta única: acreditar no ser”, afirmou.

De acordo como ele, a formação da juventude cenecista é baseada na missão da integralidade, no senso crítico e na coragem. “Nós nunca vamos nos afastar do nosso compromisso social e ético da Cnec”, finalizou.

Cnec
A Campanha Nacional de Escolas da Comunidade foi fundada em 1943, na cidade de João Pessoa, por Felipe Tiago Gomes. Antes, junto com outros estudantes universitários, Felipe fundou, em Recife, a Campanha do Ginasiano Pobre, com a proposta de estender o projeto para vários estados do Brasil, principalmente onde o ensino público estava presente.

A Campanha Nacional de Escolas da Comunidade se consolidou como uma rede brasileira de educação que atende desde a pré-escola até a pós-graduação. Hoje, a Cnec está em 18 estados e no Distrito Federal, com mais de 96 instituições de educação básica e 18 de ensino superior.

Reportagem – Larissa Galli
Edição – Ana Chalub

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.