Educação, cultura e esportes

Ministro sugere alteração na lei para que universidades possam buscar recursos

16/05/2018 - 15:38  

O ministro da Educação, Rossieli Soares da Silva, debateu alternativas para o aumento dos investimentos nas universidades públicas com deputados da Frente Parlamentar da Educação da Câmara. Vários reitores têm reclamado da falta de recursos este ano. O ministro afirmou, porém, que o governo vem cumprindo o que foi programado em relação aos repasses.

Vinícius Loures/Câmara dos Deputados
Reunião com o sr. Rossieli Soares da Silva, Ministro da Educação
Reitores afirmam no encontro que as universidades precisam de mais recursos

O ministro quer que a legislação seja alterada para permitir a contratação das universidades por órgãos públicos. "O que nós queremos é que a Lei de Diretrizes Orçamentárias traga uma regra que permita às universidades prestar serviços públicos, inclusive para instituições públicas fundamentais. Processo de formação, por exemplo. Não existe nenhum secretário de Educação que não deseje ter uma universidade federal, um instituto federal trabalhando na formação de professores. A gente precisa dar mecanismos para permitir que isso funcione", disse.

O reitor da Universidade Federal do Paraná, Ricardo Marcelo Fonseca, disse as universidades precisam de mais recursos. “Isso é um consenso em toda a comunidade científica. A pesquisa é estratégica para o País. No ano passado, as universidades tiveram 100% do seu custeio, isso foi importante. Mas precisamos seguir crescendo o investimento nas universidades."

Já o deputado Alex Canziani (PTB-PR), presidente da frente, acredita que o País tem que incentivar a criação de fundos de doações privadas para as universidades:

"Isso é uma prática que existe no mundo inteiro. Na Ásia, na Europa, nos Estados Unidos. E nós acreditamos que até em função do momento que está vivendo o Brasil, da contenção de gastos, seria uma maneira de levantarmos recursos para as nossas universidades", afirmou o deputado.

Durante o encontro com o ministro, foi lançada a coletânea "Educação em Debate", um conjunto de palestras promovidas pela Frente Parlamentar da Educação.

Reportagem - Sílvia Mugnatto
Edição – Wilson Silveira

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.