Educação, cultura e esportes

Alterações no critério de financiamento do Programa Petrobras Cultural é tema de debate em comissão

14/05/2018 - 10:36  

 A Comissão de Cultura debate nesta quarta-feira (16) proposta de alteração no Programa Petrobras Cultural (PPC) e seu impacto no financiamento da política cultural das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. O debate atende a pedido dos deputados Luciana Santos (PCdoB-PE) e Jean Wyllys (PSOL-RJ).

De acordo com a deputada Luciana Santos, a recente decisão da Petrobras, uma das maiores patrocinadoras da cultura brasileira da última década, de alterar seus critérios de seleção de financiamento projetos pode ter impactos significativos na política cultural do nordeste e outras regiões do Brasil.

“Isso porque para o PPC deixaram de ser critérios a necessidade de abrangência nacional e a invisibilidade dos projetos para o mercado – princípios que, no passado, possibilitaram que iniciativas culturais do interior do Norte e do Nordeste, sem acesso a apoios privados, florescessem”, afirma.

Foram convidados, entre outros:
- o secretário de Cultura do Estado de Pernambuco, Marcelino Granja;
- o diretor, produtor e roteirista de cinema e ex-coordenador da área de Cinema da Fundação Joaquim Nabuco, Kleber Mendonça Filho; e
- a produtora da B52 Artes Visuais, Tactiana Braga.

Confira a relação completa de convidados.

A reunião será realizada no plenário 10, após outra audiência pública da própria Comissão, que começa às 13h30.

Da Redação – RL

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.