Educação, cultura e esportes

Câmara homenageia 20 anos do ensino a distância da Universidade Estadual do Maranhão

Homenagem foi feita em sessão solene realizada nesta segunda-feira (23)

23/04/2018 - 17:00  

A Câmara dos Deputados promoveu sessão solene em homenagem aos 20 anos da criação do ensino a distância da Universidade Estadual do Maranhão (Uema). Em discurso lido no Plenário, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), destacou que a Uema é pioneira e referência nacional ao conduzir o emprego de novas tecnologias, por isso, trata-se de exemplo a ser louvado. 

Alex Ferreira/Câmara dos Deputados
Homenagem aos Vinte Anos do Ensino a Distância da Universidade do Maranhão
Sessão solene em homenagem aos 20 anos do ensino a distância da Universidade Estadual do Maranhão

“A Uema vem construindo história de absoluta dedicação e pleno êxito no desenvolvimento de suas atividades e um dos indicativos de sua bela trajetória se encontra no núcleo de tecnologias para educação, Uema-Net, responsável pela estrutura de educação à distância da instituição”, ressaltou.

Durante a solenidade, realizada nesta segunda-feira (23), o deputado Hildo Rocha (PMDB-MA), autor do pedido para homenagem, afirmou que a educação a distância é um dos elementos mais salientes, reconhecidos e exitosos da Universidade Estadual do Maranhão. “Fico muito orgulhoso de ver a nossa universidade consolidar-se como vanguarda no uso de tecnologias para fins educacionais”, disse.

Rocha também apontou vantagem do ensino a distância em relação à educação presencial. “O maior benefício é a aproximação, a redução de distâncias. Sem o ensino a distância da Uema, muitos jovens promissores do interior no estado não teriam acesso a um curso superior”, ressaltou.

Segundo a coordenadora-geral da Uema, Ilka Serra, a educação a distância da instituição é referência não só no Brasil, mas também no exterior. “Temos uma plataforma aberta com quase 190 mil inscritos de 49 países”, afirmou. Para ela, no estado do Maranhão, o efeito do ensino a distância é o surgimento de uma educação democrática e igualitária.

História
A Universidade Estadual do Maranhão completa 20 anos disponibilizando cursos na modalidade de educação a distância, abrangendo três níveis de ensino: técnico, graduação e pós-graduação. Em 2000, foi criado o Núcleo de Ensino a Distância, e, no ano seguinte, a universidade tornou-se a oitava instituição de ensino superior pública do Brasil e primeira do Nordeste a obter o credenciamento do Ministério de Educação para o ensino a distância. A Uema-Net é o órgão que coordena a modalidade de educação a distância e outras ações educacionais que demandem a utilização de recursos tecnológicos.

Reportagem - Larissa Galli
Edição - Geórgia Moraes

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.