Educação, cultura e esportes

Câmara debate, nesta quarta-feira, política de desenvolvimento regional para o país

Seminário terá a participação de parlamentares, autoridades do Executivo, reitores, pesquisadores e especialistas no tema. Público já pode enviar perguntas

17/04/2018 - 15:23  

O Centro de Estudos e Debates Estratégicos (Cedes) da Câmara dos Deputados realiza, nesta quarta-feira (18), o seminário “Instituições de Ensino Superior e Desenvolvimento Regional: Parcerias, Iniciativas e Perspectivas”.
O objetivo é debater a criação de Centros de Desenvolvimento Regional (CDR) nas universidades, capazes de articular a elaboração de planos estratégicos de desenvolvimento com impactos sociais, econômicos e ambientais positivos.

O evento contará com a participação de parlamentares, autoridades do Poder Executivo, reitores, pesquisadores e especialistas no tema.

Proposta inovadora
A proposta de criação dos CDR nasceu a partir do estudo do Cedes sobre “Instituições de Ensino Superior e o Desenvolvimento Regional”. A elaboração do trabalho levou cerca de dois anos e contou com o envolvimento de mais de 30 entidades do Poder Público, da iniciativa privada, da sociedade civil e, em especial, da rede das instituições de ensino superior. Um projeto piloto de CDR já começou na região do sudoeste paulista.

O que é o Cedes?
O Centro de Estudos e Debates Estratégicos é um órgão técnico-consultivo ligado à Presidência da Câmara dos Deputados que, com o suporte de equipes multidisciplinares da Consultoria Legislativa, desenvolve estudos de caráter inovador ou com o potencial de transformar as realidades econômica, política e social do País. O Centro é formado por um colegiado de 22 parlamentares e um presidente.

Como resultado dos estudos, são produzidos e publicados documentos de alta densidade crítica e especialização técnica ou científica que possam ser úteis ao trato qualificado de matérias de interesse legislativo e da sociedade. Os estudos do Cedes também trazem apensados Projetos de Lei e/ou indicações para o Poder Executivo, muitos já transformados em lei ou incorporados pelos governantes como o do Biodiesel, TV Digital, Políticas Públicas para Banda Larga e Pré-Sal.

O evento
O seminário será realizado no Auditório Nereu Ramos, das 9 às 18 horas.O evento será aberto ao público e não há necessidade de inscrição prévia. Também haverá transmissão ao vivo pelo Portal e-Democracia, permitindo que pessoas de fora possam fazer perguntas. 

Da Redação – AC

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.