Educação, cultura e esportes

Relator do projeto “Escola sem Partido” critica doutrinação política

11/04/2018 - 18:48  

Michel Jesus/Câmara dos Deputados
Reunião sobre o Pl 7180/2014
Convidados lembraram que o projeto não estabelece sanção contra professores, mas apenas orienta os alunos sobre seus direitos

O relator da comissão especial que analisa o projeto de lei da chamada Escola sem Partido (PL 7180/14), deputado Flavinho (PSC-SP), afirmou na última terça-feira (10), durante audiência pública, que a doutrinação política é um problema que existe no sistema educacional do país e que seu relatório pretende propor soluções para essa realidade. O deputado deve apresentar seu parecer até o final do mês de abril.

O deputado Sóstenes Cavalcante (DEM–RJ) destacou a importância do projeto e do debate que hoje acontece, segundo ele, em todas as câmaras municipais e assembleias legislativas pelo Brasil. Kim Kataguiri, fundador do Movimento Brasil Livre (MBL), disse que o projeto não cria nenhum tipo de sanção, nem novas obrigações para os professores. “Só esclarece para o aluno os direitos que ele tem e os deveres do professor”, destacou.

A professora Silvana Monteiro, da rede municipal de Campinas, São Paulo, destacou a importância do projeto. “Estou trabalhando para defender uma escola sem partido, para que haja pluralidade na educação”, afirmou.

Antonio Carlos da Fonseca Fallavena, presidente do Centro de Estudos, Projetos e Ações Comunitárias (Cepac), falou que a partir do surgimento do Projeto de Lei 7180/14 foi possível fiscalizar o funcionamento das escolas e saber se elas estão cumprindo a função de ensinar.

Foram convidados para o debate, mas se recusaram a participar alegando motivos pessoais e profissionais, a promotora de justiça do Distrito Federal, Kátia Gisele, e o professor Daniel Macedo, da escola estadual Lúcio José Ribeiro, de Alagoas.

A Comissão deverá realizar mais duas audiências públicas antes da apresentação do relatório.

Reportagem – Márcia Torres
Edição – Roberto Seabra

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 7180/2014

Íntegra da proposta