Educação, cultura e esportes

Comissão de Educação debate crise financeira nas universidades públicas

26/10/2017 - 08:13  

A Comissão de Educação discute nesta manhã a crise financeira das universidades públicas federais. O debate atende a requerimentos dos deputados Margarida Salomão (PT-MG) e Sergio Vidigal (PDT-ES)

Margarida Salomão destaca que Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), juntamente com as universidades estaduais do Norte Fluminense (Uenf) e a da Zona Oeste (Uezo), estão numa crise de graves consequências.

“A falência econômica e política do estado do Rio de Janeiro impuseram às universidades restrições de todas as ordens: diversos meses de salários e bolsas atrasados, corte nas políticas de atendimento aos estudantes, supressão de direitos, retenção de recursos próprios nos cofres do Estado, insuficiência de repasses e orçamentos subdimensionado”, enumera.

O deputado Sergio Vidigal acrescenta que no Espírito Santo a situação não é diferente. Ele cita reportagem do jornal ‘A Gazeta’ indicando que a Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) enfrenta grandes incertezas para 2018. “Segundo o jornal, a Universidade está visivelmente com problemas financeiros, refletidos em seu estado de conservação. Outro problema advém do crescimento da instituição. Há dez anos a UFES oferecia 60 cursos de graduação, 3 pós-graduações e 8 doutorados, hoje são 104 cursos de graduação, 64 pós-graduações e 27 doutorados.”

Segundo ele, a situação financeira, mesmo que seja equacionável por meio de cortes e pela aceitação de padrões inferiores de limpeza, manutenção e obras, implicará na impossibilidade de crescimento para as instituições federais de ensino.

Foram convidados para participar do debate, entre outros:
- o reitor da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Reinaldo Centoducatte; e
- a presidente do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes), Eblin Joseph Farage.

Confira a relação completa de convidados.

O debate será realizado às 9h30, no plenário 10, e poderá ser acompanhado pelo WebCamara.

Da Redação – RL

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.