Educação, cultura e esportes

Legislação Participativa discute investimentos na cultura brasileira

18/10/2017 - 08:32  

A Comissão de Legislação Participativa realiza hoje uma audiência pública para discutir os investimentos do governo federal na cultura brasileira.

Para o deputado Lincoln Portela (PRB-MG), que propôs o debate, a Cultura não ocupou, até hoje, nenhuma centralidade na administração pública brasileira.

“A cultura é um componente essencial do desenvolvimento de qualquer Nação. Junto com os fatores econômico e social, ela forma o tripé sobre o qual se apoia a cidadania de um povo. Entretanto, pelo menos nos últimos dois anos, diversas são as cidades nos mais variados estados, que têm se deparado com dificuldades, principalmente financeiras, que têm inviabilizado a continuidade de programas culturais”, disse.

O parlamentar cita como exemplos o caso do corpo artístico do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, que está com os salários atrasados, e do Teatro Nacional Cláudio Santoro, de Brasília, que está fechado para reforma desde janeiro de 2014, entre outros.

“É preciso discutir esta situação e buscar em conjunto alternativas para sanar tais dificuldades e proporcionar às categorias afetadas o pleno exercício de suas profissões; além de garantir à sociedade brasileira o acesso à diversidade cultural”, defende Portela.

Convidados
Foram convidados para a audiência:
- o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Educação e Cultura, Oswaldo Augusto de Barros;
- o diretor do Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Estado do Rio de Janeiro, Fábio Almeida Mateus;
- a vice-presidente do Sindicato dos Músicos do Estado do Rio de Janeiro, Déborah Cheyne; e
- o presidente da Orquestra Filarmônica de Brasília, Doner Cavalcanti.

Confira a lista completa de convidados

Participação popular
O debate ocorrerá às 13h30, no plenário 3. A audiência será interativa e os cidadãos podem participar enviando perguntas e comentários pelo portal e-Democracia.

Da Redação - MB

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.