Educação, cultura e esportes

Câmara faz sessão solene em homenagem aos festejos juninos

26/06/2017 - 17:38  

Gilmar Felix/Câmara dos Deputados
Homenagem ao Dia Nacional do Quadrilheiro Junino
Integrantes de grupos juninos acompanharam a sessão no Plenário

Os festejos juninos foram homenageados nesta segunda-feira (26) em sessão solene da Câmara dos Deputados. A homenagem foi solicitada pelo deputado Izalci Lucas (PSDB-DF), em comemoração ao Dia Nacional do Quadrilheiro Junino (27 de junho).

Izalci lembrou que quadrilheiro junino é todo profissional que utiliza meio de expressão artística cantada, dançada ou falada transmitido por tradição popular nas festas juninas. O deputado também ressaltou que as festas juninas possuem rico valor cultural, porém precisam de mais reconhecimento e incentivo turístico tanto no Brasil quanto no exterior.

“É o segundo maior e mais importante evento cultural no País. Neste ano, levamos para Europa e para Ásia grupos de dançarinos e coreógrafos das festas juninas para que o mundo todo possa conhecer nossa cultura”, afirmou.

Influência cultural
Em mensagem enviada à sessão, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, ressaltou que o Brasil se destaca pela ampla miscigenação de seu povo. Ele também lembrou que as festividades juninas tiveram a influência de vários povos e que foram trazidas para o Brasil pelos portugueses, ainda no período colonial.

“Tivemos grande influência de elementos culturais portugueses, chineses, espanhóis e franceses. De Portugal e da Espanha, vieram as danças de fitas, da China a tradição dos fogos de artifício e da França a dança marcada”, declarou.

Incentivo à dança
O vice-presidente da Confederação das Quadrilhas Juninas do Brasil e da União Junina Brasiliense, Hamilton Teixeira dos Santos (Tatu), pediu maior incentivo do governo aos grupos. “O Carnaval é muito luxo, e tudo para um desfile de 1 hora e 20 minutos. Nós fazemos a festa o mês inteiro”, afirmou.

O representante da confederação também disse que o movimento junino entra no terceiro setor e nas camadas mais pobres da comunidade, o que faz da dança de quadrilha junina a diversão de muitos.

Reportagem – Alex Akira
Edição – Pierre Triboli

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.