Educação, cultura e esportes

Seminário discute autonomia de hospitais universitários

30/05/2017 - 08:04  

Alex Ferreira/Câmara dos Deputados
Homenagem ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial. Dep. Érika Kokay (PT-DF)
Erika Kokay: preocupações no que tange à finalidade pública do hospital universitário

A autonomia das universidades federais sobre a gestão das atividades realizadas pelos hospitais universitários é o tema do seminário que a Comissão de Seguridade Social e Família promove nesta terça-feira (30).

A deputada Erika Kokay (PT-DF), que pediu a realização do evento, explica que o hospital universitário, como filial da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), deixa de funcionar como instituição pública com interesse puramente social, e passa a funcionar com interesse econômico.

Segundo a parlamentar, isso permite a entrada e o uso do espaço interno da filial da EBSERH por estudantes de instituições privadas de ensino superior nas áreas da Saúde, “causando grave prejuízo aos estudantes da universidade pública federal”.

Foram convidados para participar do evento, entre outros, o secretário de Educação Superior, Paulo Baroni; e os reitores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Roberto Leher, e da Universidade Federal Fluminense (UFF), Wladinir Tadeu Batista Soares.

O seminário será realizado no plenário 7 a partir das 9h30.

Confira a programação completa

A reunião pode ser acompanhada pelo WebCâmara.

Da Redação - ND

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.